Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Criciúma começa a aplicar quarta dose da vacina para idosos acima de 60 anos

Imunização está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina
Por Redação Criciúma (SC), 23/05/2022 - 10:15 Atualizado em 23/05/2022 - 10:20
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, iniciou a aplicação da quarta dose (segundo reforço) da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 60 anos. A imunização está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina. "Recebemos mais 7135 doses da vacina, para darmos continuidade à imunização com a ampliação da idade para aplicação da quarta dose", destacou o secretário de saúde Arleu da Silveira.

Em Criciúma, a população idosa (acima de 60 anos) é de aproximadamente 33 mil pessoas, e apenas 13.100 idosos entre 60 e 69 anos estão aptos a tomar a quarta dose, cumprindo o intervalo de vacinação após a terceira dose. Outros 5.837 idosos nesta faixa etária não tomaram nem a terceira dose. Dos idosos acima dos 70 anos, 2.654 já foram vacinados com a quarta dose, porém, 9.159 já estão aptos a tomar a quarta dose e ainda não tomaram.

De acordo com o secretário, a imunização completa garante a proteção das pessoas e do seu ciclo social. "Sabe-se que, a partir de quatro meses, o efeito do imunizante tende a diminuir, reduzindo mais significativamente a partir de cinco meses. Por isso, é necessário receber a dose de reforço para que a pessoa aumente a sua proteção para segurança sua, da sua família, amigos e contatos próximos", ressaltou.

Ainda sobre a importância da imunização, o gerente de Vigilância em Saúde Samuel Bucco, explicou que apenas a vacinação completa, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, podem evitar complicações decorrentes da Covid-19. "Para mantermos o cenário estável, e seguir com a redução no número de casos e internações, as pessoas devem continuar procurando os postos para tomar a terceira e quarta dose", lembrou.

Já posso receber a quarta dose?

Quem tem 60 anos ou mais e, por isso, se enquadra na faixa etária da imunização, está apto a receber a quarta dose quatro meses após ter recebido a terceira.

No portal Minha Vacina é possível conferir o dia para a aplicação. Basta acessar a calculadora de datas e indicar o tipo de vacina e em qual data foi recebida a terceira dose.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito