Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Carnaval de Laguna pode ser adiado

Outras festividades, como a virada de ano, já estão com adaptações sendo projetadas
Por Redação Laguna, SC, 18/09/2020 - 10:32 Atualizado em 18/09/2020 - 11:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma das festas mais aguardadas do ano, sem dúvidas, é o carnaval. Na região, Laguna é um dos municípios que mais recebe turistas durante os dias de folia. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, o carnaval de 2021 – entre 21 e 29 de fevereiro – ainda é uma incógnita.

As festividades de réveillon, por exemplo, estão sendo adaptadas. De acordo com o secretário de Turismo da Cidade Juliana, Evandro Flora, “Os turistas estarão em Laguna; a cidade vai estar cheia. Então, umas das possibilidades é ter uma queima de fogos só de luzes, no alto do Morro da Glória, onde todo o Mar Grosso, Magalhães, Centro Histórico, Figueira, Bananal, enfim, quase toda a cidade terá a visão panorâmica dos fogos. É uma ideia que a gente tem, para não deixar o a data do réveillon passar em branco”, disse à reportagem do Infosul.

Embora o número de novos casos diários confirmados da Covid-19 estejam em queda, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é para que aglomerações continuem sendo evitadas. Para se ter uma ideia, na semana do carnaval, a cidade de Laguna costuma receber mais de 600 mil pessoas.

Por essa razão, Evandro destaca que já tem conversado com outros secretários da região para definirem – juntos – um plano estratégico para a data. Segundo ele, a ideia é não cancelar o evento, mas talvez adiar a data da festança. “Tudo depende da diminuição da pandemia”, afirmou.

Ainda no mês de julho a cidade de São Paulo anunciou o adiamento do evento, a prefeitura local estuda uma nova data entre maio e julho de 2021. Aqui na região, as definições deverão seguir algo parecido. “Essa semana eu estive na região Serrana do Rio Grande do Sul, para conversar com algumas pessoas ligadas ao turismo, e a gente tem discutido a nível de Brasil. Então, até o final de novembro a gente deve definir como será o carnaval 2021”, comentou Flora.

De acordo com o secretário, a expectativa é que essa definição seja em conjunto com os municípios de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, e Balneário Rincão. “Assim como fizemos com a discussão sobre o réveillon, onde ainda não batemos o martelo, queremos fazer o mesmo – em conjunto – com os demais municípios. Então, acredito que, até o final desse mês de setembro consigamos definir sobre o réveillon e, até o fim de novembro, sobre o carnaval”, finalizou.

Locatários x Covid-19

O carnaval de Laguna também embala – e muito – a economia local, nos mais diversos setores. Com a comum chegada de turistas durante o verão, locar uma casa ou apartamento durante a estação mais quente do ano é um trabalho árduo quando deixado para última hora.

Segundo Bárbara Silveira, administradora de um prédio locatário, localizado em uma das principais avenidas para os foliões, dezenas de clientes já estão solicitando a quebra de contrato dos apartamentos que alugaram para o período de carnaval.

“Dos 14 apartamentos disponíveis, 12 já estão reservados para o carnaval há meses. Destes, no mínimo 10 já solicitaram o cancelamento da reserva e reembolso. A maioria são hóspedes que ficaram aqui [no prédio] nesse ano e aí já reservaram para o ano seguinte. Para facilitar, nós parcelamos as diárias e, quando chega o carnaval é só se divertir”, comentou Babi, como é carinhosamente conhecida.

(Com informações do Portal Infosul)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito