Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: As denúncias sobre positivados andando nas ruas

Entre as denúncias mais frequentes à Vigilância em Criciúma, estão os infratores do isolamento
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/07/2020 - 17:40 Atualizado em 16/07/2020 - 17:45
Equipe reunida antes de mais uma das ações de fiscalização em Criciúma / Divulgação
Equipe reunida antes de mais uma das ações de fiscalização em Criciúma / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Bastante gente tem feito uso do WhatsApp para, pelo número (48) 999193-6259 enviar denúncias sobre infrações às regras de isolamento social em Criciúma. Mas um tipo de irregularidade tem chamado a atenção das autoridades. "Os que estão positivados, com coronavírus, e mesmo assim saem às ruas. Esses casos, com várias denúncias, tem nos chamado a atenção", reconheceu o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Samuel Bucco. Essas pessoas estão sujeitas à multa e a processo penal, que pode até resultar em prisão, por atentar contra a saúde pública. Ainda não houve flagrantes oficializados em Criciúma. "Mas as denúncias continuam chegando", referiu.

Confira também - Fazer festas já resulta em multa em Criciúma

Por denúncias via WhatsApp, a Vigilância chegou a duas festas que foram encerradas no último sábado, 11. "Em uma delas, no Bairro Vila Rica, havia 30 pessoas. O proprietário foi multado. Em outra festa, na Mina União, havia 50 pessoas, também multados o proprietário da residência. A maioria das pessoas, nessas festas, estavam sem usar máscara, comendo e bebendo, e sem respeitar o distanciamento", relatou Samuel. "Fizemos o flagrante com apoio da polícia que, em uma das festas, foi hostilizada, verbal e fisicamente. Tiveram que chamar reforço de mais duas viaturas", destacou. "Até spray de pimenta eles precisaram usar para dispersar um tumulto", contou o coordenador.

Para casos como esses, a prefeitura está estudando a possibilidade de multar todos os que estão na festa, não somente os proprietários dos imóveis ou responsáveis pelo evento. "Sim, estamos estudando com a procuradoria do Município uma forma de multar todos os envolvidos", confirmou Samuel.

Ônibus lotados

Outro tipo de denúncia frequente ao canal de WhatsApp da Vigilância tem sido a lotação do transporte coletivo. "Temos mesmo recebido imagens e muitas reclamações, de passageiros em excesso nos ônibus. Fizemos uma reunião com a ACTU hoje, e eles se comprometeram em colocar mais ônibus para operar as linhas. Vão ampliar o número de veículos", salientou.

Mais medidas restritivas

Quando indagado sobre a possibilidade de o município formalizar mais medidas restritivas para controle da população contra a pandemia de Covid-19, Samuel Bucco frisou que "trata-se de uma discussão regional, com a Amrec, no conjunto dos prefeitos". Mas comentou sobre os números preocupantes do coronavírus em Criciúma. "A doença está fora de controle. Somente hoje, o Laboratório Municipal fez 50 testes, e 30 deles tiveram resultado positivo", contou, preocupado.

Entre as medidas de restrição estão as orientações aos supermercados para limitar o número de clientes dentro das lojas. "Que as pessoas, ao fazerem suas compras, priorizem que um membro da família faça isso", informou o vice-presidente Regional Sul da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Nazareno Dornelles Alves. "Vamos trabalhar na educação dos nossos clientes. Temos notado, realmente, lotações pontuais nas lojas", completou.

Confira também - Acats reforça cuidados e restrições nos supermercados 

Reforço na fiscalização

A Vigilância Sanitária vai reforçar a fiscalização, com apoio de equipes de outros órgãos. Neste sentido, a prefeitura prepara para esta sexta-feira, 17, às 15h, o lançamento da campanha "Criciúma na guerra contra o coronavírus". Além de intensificar a fiscalização do cumprimento dos decretos, colocando mais equipes nas ruas e enfatizando para os riscos de multas entre R$ 1,9 mil e R$ 5,8 mil, além de risco de processos criminais, o Município atuará em uma parceria com a Equipe Multi-Institucional para a ação.

Ouça, no podcast, a entrevista do coordenador da Vigilância Sanitária ao Ponto Final, da Rádio Som Maior:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito