Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Covid-19: 1,5 mil pessoas ainda não compareceram para tomar a segunda dose em Criciúma 

Secretaria de Saúde alerta para a necessidade da imunização em duas etapas para garantir eficácia
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 28/07/2021 - 07:27Atualizado em 28/07/2021 - 07:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enquanto aguarda a chegada de novos lotes de vacina contra covid-19 para primeira aplicação, prevista para esta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Criciúma, intensifica o chamado para que as pessoas retornem para tomar a segunda dose. De acordo com números da Vigilância Epidemiológica, até a primeira quinzena de julho eram cerca de mil pessoas em atraso com a segunda aplicação. "Só que este número aumentou cerca de 50% na última semana, o que nos assusta, porque pode comprometer a eficácia da vacina e o controle da doença. Hoje já são mais de 1,5 mil pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose", destacou o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Conforme o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, além do chamado que está sendo feito diretamente a essas pessoas, as Agente Comunitárias de Saúde (ACS) também farão busca ativa nos endereços de quem tomou a primeira dose e não voltou às unidades de saúde. "Temos segunda dose para todas as pessoas que fizeram a primeira aplicação. Eles podem procurar o mesmo local e completar a imunização. Só assim poderemos avançar no combate à pandemia", afirmou o secretário.

Segunda dose em todas as UBSs

A aplicação da segunda dose contra a Covid-19 continua ocorrendo nas 46 salas de vacinação, de acordo com a marca de vacina aplicada, sendo que quem fez Coronavac há mais de 21 dias, e AstraZeneca até o dia 18/05, já podem buscar a segunda aplicação.

Para isto as UBSs estarão abertas das 8h às 17h. Para serem imunizados, todos devem estar previamente cadastrados no portal Minha Vacina e apresentarem a carteirinha de vacinação contendo o registro da primeira dose.