Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Corpus Christi: tapetes coloridos enfeitam as ruas da Diocese de Criciúma

Evento faz parte do calendário católico e é comemorado nesta quinta

Por Giovana Bordignon 30/05/2024 - 13:25 Atualizado em 30/05/2024 - 13:34
Foto: Camila Teixeira/Paróquia de Içara
Foto: Camila Teixeira/Paróquia de Içara

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Tapetes coloridos confeccionados por fiéis adornaram as ruas de diversas cidades brasileiras nesta quinta-feira (30). Serragem, pó de café, flores e tecidos preparam o caminho que será percorrido pela procissão de Corpus Christi. O feriado é uma importante festividade católica, realizada 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.

O feriado reunirá milhares de fiéis na Diocese de Criciúma durante todo o dia. Esta data celebra o momento em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, um sacramento católico que simboliza a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo. Corpus Christi, do latim, significa “Corpo de Cristo”, referindo-se à hóstia consagrada nas tradições católicas.

Os tapetes de Corpus Christi não apenas embelezam as ruas, mas também reforçam a fé e a tradição das comunidades católicas, transformando o espaço público em um cenário de devoção e arte.

A história desse feriado remonta ao século XIII, influenciada pelas visões de Santa Juliana de Liège, que sentiu a necessidade de um dia dedicado ao Santíssimo Sacramento. Instituída em 1246 pelo bispo de Liège, a festa foi estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV em 1264. A popularidade do feriado foi reforçada pelo Milagre de Bolsena em 1263, onde um sacerdote testemunhou sangue escorrendo de uma hóstia consagrada.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito