Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Corpo de Bombeiros prepara automatização das renovações de alvarás

A licença será emitida via site, de forma automática e com monitoramento posterior
Por Redação Florianópolis, SC, 04/11/2019 - 17:42
Foto: Bruno Collaço / Agência AL
Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC) prepara para implantar no início de 2020 a automatização das renovações de alvarás de funcionamento. A informação foi divulgada em reunião da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, ocorrida nesta segunda-feira, 4, na Assembleia Legislativa (Alesc).

“Desde o início do atual governo no CMB estamos mudando a ótica do processo de licenciamento com simplificação, digitalização, automatização e educação. Com a automatização das renovações de alvarás de funcionamento o cidadão entra no site e sai com o licenciamento, é automático, com monitoramento posterior”, anunciou o chefe da Diretoria de Segurança Contra Incêndios do CMB, tenente coronel Barcelos, acrescentando que a mudança será implantada em janeiro de 2020.

De acordo com o militar, a automação também valerá para os licenciamentos de baixa complexidade. No caso dos mais complexos, segundo Barcelos, o licenciamento continuará prévio, mas sua renovação será automática. “Para o baixo risco já definimos um conceito, não licencia, não precisa de licenciamento, já está em vigor, já está valendo”, informou Barcelos.

O presidente da Frente Parlamentar do Livre Comércio e Desburocratização, Bruno Souza (sem partido), questionou o militar sobre o poder discricionário da pessoa que está na ponta fiscalizando e ponderou a padronização da fiscalização.

“Temos na mesma cidade vários analistas falando línguas diferentes, são 34 instruções normativas, cada uma fala de uma coisa. Então a gente está definindo o objeto da análise, por exemplo, no extintor vamos fiscalizar isso e isso, tirando a subjetividade, que atrapalha o processo”, respondeu o oficial do CMB.

A representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), advogada Juliane Cassenelli, revelou que há dois meses um grupo de trabalho composto por servidores do IMA, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Secretaria do Meio Ambiente reúne-se para simplificar o licenciamento ambiental.

“Temos preocupação com a demora nas licenças, são pouquíssimos profissionais e uma média de 40% é renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO), que fica na fila daquele que está pedindo a primeira licença. Estamos estudando um meio de agilizar, de repente fazer auto-declaratória e depois vai a fiscalização ver”, relatou a advogada do IMA.

Quanto à padronização da fiscalização, Cassenelli explicou que o órgão está elaborando pareceres jurídicos com enunciados.

“Para deixar bem claro aquelas questões muito polêmicas estamos fazendo pareceres jurídicos com enunciados. O primeiro parecer já foi encaminhado para o presidente do IMA para ver se concorda, tudo para agilizar a licença, melhorar a vida do técnico e do empresário”, justificou Cassenelli.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito