Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronel Cabral: A tecnologia aliada à segurança pública

Projeto de inteligência artificial é desenvolvido por empresa criciumense em um bairro de Florianópolis
Por Enio Biz Criciúma, SC, 06/04/2022 - 11:01 Atualizado em 06/04/2022 - 11:25
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Coronel Márcio Cabral ministrou uma palestra sobre o projeto "Bairro Seguro", desenvolvido por uma empresa de segurança de Criciúma na região da Grande Florianópolis.  Em seu comentário no programa Adelor Lessa desta quarta-feira (6), na Rádio Som Maior, o coronel falou que os trabalhos são realizados basicamente com um pequeno grupo de vigilância humana, mas com maior intensidade no uso da inteligência artificial.

"Em ambientes residenciais e empresariais, a inteligência artificial de ponta consegue mapear a sua área de cobertura quando integrada a um circuito fechado de TV. O resultado é um monitoramento mais ágil e eficaz do ambiente, resfriando os erros causados por limitações humanas. Sem a tecnologia, funcionaria assim. As câmeras de segurança transmitem imagens para uma Central, lá o material é analisados por profissionais da área de segurança que precisam atuar com agilidade quando identificam qualquer comportamento incomum. Por exigir atenção e ação humana de modo constante, esse processo está sempre sujeito à falhas. Com a inteligência artificial, o risco a integridade física e material tem uma redução considerável", explica.

Márcio Cabral destaca que a sensação de segurança para moradores do bairro e visitantes é aumentada, e o tempo de resposta em casos de delito e infrações diminui. "Tudo esta ligado a um software que gerencia de forma unificada os equipamentos de segurança eletrônica. Com ele, é possível integrar câmeras, gravadores e controles de acesso com reconhecimento facial, leitura de placas e, até realizar contagem de pessoas para a administração de fluxo, que é uma solução prática, já que é leve e intuitiva, e exige menos servidores, licenças e treinamentos", pontua.

A tecnologia é utilizada também em escolas, universidades e estádios de futebol. "Nesses locais, os dispositivos de inteligência artificial captam comportamentos violentos que podem minorar a existência de crimes que ofereçam riscos à vida humana. Junto de toda essa tecnologia, existe uma ótima central de convergência de mídia, com boa capacidade de armazenamento de áudio e vídeo para consultas futuras", finaliza.

Confira o podcast do comentário do coronel Márcio Cabral:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito