Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronel Barreto fala sobre os 34 anos de Polícia Militar

Criciúma é hoje uma das grandes cidades com menor índice de homicídios
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/10/2017 - 14:41 Atualizado em 20/10/2017 - 15:08
(foto: Clara Floriano)
(foto: Clara Floriano)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Completando 34 anos na Polícia Militar, o coronel Cosme Manique Barreto foi homenageado pela Assembleia Legislativa. Desde setembro de 2016, ele é comandante da 6ª Região da Polícia Militar, que compreende 27 municípios e mais de 600 mil pessoas.

“Quando comecei aqui eram cinco viaturas para 120 mil habitantes em Criciúma. As mudanças foram extraordinariamente grandes e para melhor. Hoje dentro de Criciúma estamos tendo um excelente retorno com ações preventivas”, lembrou Barreto.

O coronel destacou que a partir da virada de século aconteceu um grande aumento na criminalidade, principalmente após 2006, mas que hoje as condições da cidade melhoraram. "Entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, Criciúma é a com maior redução do número de homicídios”, destacou.

A Polícia Militar não possui uma organização centralizada de poder. Cada um dos 27 municípios abrangidos possui o seu destacamento. Barreto lembrou das mudanças que aconteceram nos últimos anos. “A Polícia Militar nos últimos oito anos sofreu uma enorme revolução, principalmente na adaptação de novas mídias”, afirmou. “Antes tinha uma radiocomunicação, e chamava uma radiopatrulha, onde um policial atendia e despachava as viaturas da rua”, completou Barreto.

Para finalizar, o coronel recordou o episódio que mais lhe marcou neste período. “Pra mim o mais marcante foi uma ação da polícia contra mineiros que depredaram o antigo fórum. Eu recém havia sido promovido a capitão, em 1996. Eram 500 contra 50”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito