Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Construtora de Criciúma entrega obra em São Paulo no modelo turn key

A multinacional Esmalglass-Itaca construiu uma nova unidade em Rio Claro (SP)

Por Redação Criciúma, 24/06/2024 - 10:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De olho no maior mercado de produção de revestimentos cerâmicos do Brasil, a multinacional Esmalglass-Itaca construiu uma nova unidade em Rio Claro (SP). Todo o processo de preparação e construção da nova sede regional da fabricante de esmaltes, fritas, pigmentos, tintas e aditivos foi conduzido pela Castanhel Engenharia e Construção, de Criciúma.

A nova unidade constitui um escritório de negócios, laboratórios, refeitório, showroom e espaço para planta piloto de reprodução semi-industrial de protótipos cerâmicos. “Nesse empreendimento tivemos o desafio de pegar um terreno virgem, executar toda a terraplanagem com movimentação de mais de 10 mil m³ e assim iniciar a obra no modelo turn key (chave na mão), com todas as disciplinas”, relata o diretor administrativo da Castanhel, Edio Castanhel Filho.

O modelo de execução de obras turn key, ou “chave na mão”,  consiste na contratação de uma única empresa para executar todos os serviços relativos à edificação. “Percebemos uma procura cada vez maior por essa modalidade de entrega, que já adotamos há bastante tempo, por conta da comodidade do cliente em lidar com somente uma empresa, economizando tempo, recursos e trazendo maior segurança para a obra”, explica Edio.

Para a gestão da Esmalglass-Itaca, sediada no Sul de Santa Catarina, o modelo turn key foi uma solução adequada para a dinâmica da construção. “Longe da nossa matriz, com poder de fiscalização mais baixo, torna-se essencial um parceiro que inspire confiança e entregue o resultado desejado”, frisa o o diretor geral da multinacional no Brasil, João Batista Borgert.

O polo cerâmico do interior de São Paulo responde por metade das vendas da Esmalglass-Itaca no Brasil, que há cerca de 20 anos tinha o projeto de construir uma sede própria na região, onde a empresa possui um staff técnico de 50 pessoas atendendo todo o Sudeste do país. “A realização deste projeto consolida de modo permanente e projeta uma imagem condizente e coerente com a qualidade oferecida ao mercado por meio de nossos produtos e serviços, com um ambiente mais moderno e favorável ao bem-estar da nossa equipe”, destaca Borgert.

Em Rio Claro, a construtora Castanhel administrou e executou desde a terraplanagem até as instalações elétricas. “Em alguns casos em obras desse porte ocorre a fragmentação de serviços com fornecedores diferentes, o que em muitos casos acaba gerando descompassos de tempo no decorrer da construção, além da incompatibilização de projetos das diversas disciplinas envolvidas”, comenta Edio.

Parceria de longa data

A multinacional espanhola Esmalglass-Itaca e a Castanhel estão conectadas há mais de 30 anos, desde a construção da primeira sede brasileira da indústria de insumos para revestimentos cerâmicos, em Morro da Fumaça (SC). A segunda unidade, em Alagoas, também foi executada pela empresa criciumense, em 2018, além de todas as ampliações em ambas as fábricas. “Agora, em Rio Claro, tivemos a nossa primeira obra no estado de São Paulo. Um grande desafio, mas com processos definidos e o envolvimento da nossa equipe de obra e de engenharia, conseguimos cumprir os objetivos e realizar um excelente trabalho”, pontua.

A obra em Rio Claro, segundo Borgert, foi o maior investimento realizado pela Esmalglass-Itaca no Brasil sem ser voltado à produção. “Quando temos esta configuração, não trata-se de algo que vai reverter em um aumento imediato de vendas, o retorno financeiro não é palpável, mas temos a convicção de que será uma consolidação da nossa companhia no principal mercado brasileiro”, frisa.

--

Colaboração: João Pedro Alves

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito