Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conselho Municipal de Políticas Culturais é criado em Nova Veneza

Eleição dos novos conselheiros foi realizada durante o 1º Fórum Municipal de Cultura e teve representantes de diversos setores
Por Redação Nova Veneza - SC, 07/05/2018 - 15:19 Atualizado em 07/05/2018 - 15:22
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Conselho Municipal de Políticas Culturais foi criado no último sábado (5) em Nova Veneza, durante o 1º Fórum Municipal de Cultura. Foram eleitos representantes de diversos setores da área de cultura que irão auxiliar nas decisões e criações de políticas culturais junto a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e a Administração Municipal.

Os conselheiros foram divididos por áreas, sendo responsável pelo patrimônio material, imaterial, natural e artístico José Luiz Ronconi e Romencito Aléssio; a cultura popular por Idalino José Colombo e Edgar Fretta; artes cênicas por Ricardo Mazzonara Albuquerque e Marciano Baldessar; dança por Pauline Teixeira Aléssio e Ernesto Brugnera; música por Rogério Spilere e Onévio Colombo; literatura por Graciela Maccarini e Marlene Bressan; artes visuais por Márcia Gava e Joana Niehus e artesanato por Maria Eliza Ghislandi e Carmem Fretta Nuernberg.

Para a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni, este é um momento importante para Nova Veneza. "Temos representantes de diversos setores da cultura em nosso conselho, são entidades e artistas que fazem a cultura e levam o nome de Nova Veneza durante o ano inteiro, será um avanço para o munícipio discutir temas importantes e propor ideias que elevaram ainda mais o nível cultural de nossa cidade", ressaltou.

O fórum contou a palestra da responsável pela criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Forquilhinha. Segundo a coordenadora do Centro Cultural de Forquilhinha, Isabela Niehues dos Santos, o sistema municipal de cultura é criado por vários itens como o Plano Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a Conferência Municipal de Cultura, o órgão gestor e o fundo. "O sistema municipal de cultura é uma política pública que vai nortear todas as ações culturais dentro do município, dando mais transparência nos repasses de recursos, é uma estrutura política cultural com a participar popular que vai ajudar e auxiliar na criação de políticas públicas", destacou.

Outro tema visto durante o fórum foi o marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil presente na Lei nº 13.019/2014. "É uma lei de 2014 que passou a vigorar para os municípios em 2017 e os municípios precisam se adequar a essa nova legislação, prevê a forma e as condição de como tem que ser efetuados os repasses para as entidades, a importância disso é para tornar cada vez mais transparente as ações que o município vai executar em relação a estas transferências de recursos. Isso também leve a um grande avanço para as entidades no sentido de elas aprimorarem os trabalhos, pois são uma série de exigências. O município precisa fazer chamamento público e avaliar os objetos para tornar viável a parceria", explicou a especialista em contabilidade pública e tributária, Jadna Colombo Pereira, responsável pelo controle interno de Forquilhinha.

Segundo o prefeito Rogério José Frigo, o encontro teve uma excelente representatividade. "Tivemos uma grande participação daqueles fazem a cultura em nosso município em diversos segmentos. Queremos dividir a responsabilidade para que possamos fazer o melhor e errar menos, isso é muito importante para o sucesso do município, ter o apoio das entidades, dos artistas e da população, queremos estar juntos nesse processo", salientou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito