Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conselho Municipal de Inovação promove reunião em Criciúma

Representantes do órgão colegiado se reuniram na manhã desta quarta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 10/04/2019 - 15:27 Atualizado em 10/04/2019 - 15:53
Foto: Jhulian Pereira
Foto: Jhulian Pereira

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para projetar futuras ações e fomentar a discussão sobre iniciativas de incentivo às atividades tecnológicas e inovadoras em Criciúma, membros do Conselho Municipal de Inovação (CMI) de Criciúma se reuniram, pela primeira vez, na manhã desta quarta-feira (10). Conduzido pelo secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, o encontro deliberativo ocorreu no Paço Municipal Marcos Rovaris e serviu, também, para eleger a diretoria do novo conselho municipal, que será presidido pelo empresário Claiton Pacheco Galdino.

Instituído pela Lei da Inovação, sancionada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em dezembro de 2018, o CMI de Criciúma tem o papel de formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de promoção da inovação para o desenvolvimento de Criciúma, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados. O órgão colegiado é constituído por 21 membros e conta com funcionários da Administração Municipal e representantes de entidades da iniciativa privada.

"Criciúma deu mais um passo importante para a realização e incentivo de estudos voltados ao desenvolvimento tecnológico inovador. A criança nasceu, e com o apoio dos conselheiros, vai se tornar um grande ser e gerar resultados positivos para o município", destaca Cardoso. Além de nomear a diretoria do órgão colegiado no encontro desta quarta-feira, os conselheiros indicaram nomes para integrar dois grupos: um para o estudo do Regimento Interno do CMI de Criciúma e um para determinar os critérios para selecionar e financiar iniciativas por meio do Fundo Municipal de Inovação (FMI).

O FMI é vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda e foi criado pela Lei da Inovação para promover projetos inovadores que visam o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Criciúma. O FMI receberá recursos provenientes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) quitado por empresas da área de tecnologia de Criciúma. A Administração Municipal espera repassar ao FMI, em 2019, R$ 800 mil para investimentos.

Para o presidente do CMI de Criciúma, há necessidade de buscar novos segmentos de desenvolvimento e negócios para Criciúma. "Precisamos buscar negócios que, inclusive, impulsionem os principais segmentos e negócios da economia de Criciúma. A Lei da Inovação nos coloca em igualdade com vários municípios do Brasil, que estão adiantados no quesito inovação tecnológica, e também nos coloca à frente com o FMI, que em outras cidades não andou. É um passo muito grande que estamos dando em Criciúma", analisa Galdino.

A vice-presidência do CMI de Criciúma será exercida pelo coordenador do Centro Tecnológico da Satc (CTSatc), Luciano Biléssimo. O secretário-executivo do órgão colegiado é o servidor da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Jansen Comin Toledo dos Santos. O mandato dos membros do CMI de Criciúma será de dois anos, podendo ser renovado por igual período. A próxima reunião do CMI de Criciúma está pré-agendada para o dia 13 de maio e deve ocorrer na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Incentivo ao empreendedorismo e às atividades inovadoras

Em Criciúma, a Administração Municipal incentiva novos modelos de negócios através de iniciativas como a alíquota mínima para a abertura de empresas franqueadoras. O Governo de Criciúma, por meio da lei complementar n° 303/2018, de 13 de dezembro de 2018, reduziu de 3% para 2% a alíquota do ISS para a instalação de franquias. A porcentagem é a mínima exigida no Brasil, que em 2018 registrou crescimento de 7% da receita no mercado nacional de franquias, em relação a 2017.

"Esperamos aumentar a quantidade de empresas franqueadoras em Criciúma. O governo municipal se esforça para facilitar a vida dos empresários e estimula a implantação de novas empresas, gerando novos empregos e renda às famílias. A Casa do Empreendedor, onde o empresário tem todo o auxílio necessário para abrir novos negócios em Criciúma, agilizou os processos e vem auxiliando muito bem os empreendedores", afirma Salvaro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito