Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conselho denuncia contaminação dos profissionais de saúde

Além disso, entidade fala em aglomeração no Centro de Triagem
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 23/07/2020 - 18:48 Atualizado em 23/07/2020 - 18:50
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de fazer diversas denúncias ao Ministério Público (MP), devido aos cuidados com os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia, o Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, elabora um documente que será levado ao órgão.

Ao programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, o presidente do conselho, Julio César Zavadil, reclama da falta de cuidados com os profissionais e da aglomeração no Centro de Triagem da cidade. “Desde o início da pandemia o conselho vem discutindo formas de minimizar estes problemas. Os casos cresceram mais de 120% em Santa Catarina. Em Criciúma está crescendo muito e o conselho está fazendo todos os esforços para traçar ações para enfrentar a pandemia. Temos discutido com o secretário, com a Vigilância Sanitária que tem feito sugestões que não estão sendo seguidas pelo gestor, então temos visto acontecer dentro dos espaços de saúde a falta de equipamentos de proteção, isolamentos adequados. Recebemos denúncias que o Centro de Triagem estava cheio hoje (quinta-feira), que não está como preconiza a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária”, relatou.

Zavadil ressaltou ainda que o cuidado deve ser maior devido à quantidade de pessoas que passam pelo local. “Temos pessoas ali dentro que são de todos os segmentos desde médicos, laboratórios, associações, temos  tentado fazer esta discussão com a administração. Não fomos ouvidos nem para estar no comitê, onde se discute onde colocar os valores. O conselho é o órgão legítimo que deveria estar nestes espaços. Cobramos o adoecimento e a forma de contágio de médicos e qual a forma que estão fazendo para isolar estas pessoas, como está sendo monitorado. A forma de trabalho está precária e não temos resposta do gestor. Fica só no diálogo e nada que levamos para discutir em conjunto é ouvido”, enfatizou o presidente do conselho, acrescentando que 15% dos profissionais de saúde de Criciúma já foram afastados devido ao contágio pelo novo coronavírus.

Médico também fala do assunto

Médico psiquiatra da infância e adolescência e integrante do Conselheiro Municipal de Saúde, Giovani Rizzo, também relatou ao programa Ponto Final, os problemas vistos por ele. “Todo o local onde atuo foi organizado para atendimento durante a pandemia, no início. Posteriormente a isso, algumas adequações continuaram, mas desde essa segunda-feira está sem uma higienizadora para que se faça a limpeza entre os atendimentos”, revelou.

Rizzo está afastado por apresentar sintomas semelhantes à Covid-19 e foi ao Centro de Triagem para fazer o teste. “Fui no Centro de Triagem fazer o teste e tinha 18 pessoas na sala de espera. Para se ter uma ideia da situação que estamos passando. Isso está relacionado também a ter somente dois médicos atendendo. Ser organizado antes e agora com maior necessidade diminuir, traz mais receios e problemas para quem atende e ai vem a questão psicológica. Em março e abril foi montada uma estrutura melhor, e agora que precisa mais se diminuiu”, finalizou.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito