Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conheça os riscos da exposição excessiva ao sol

Verão começou no dia 21 e o calor não dá trégua no Sul Catarinense
Por Redação Criciúma - SC, 23/12/2018 - 09:31
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O verão está aí. Mas quem está se preparando para aproveitar os dias de sol precisa ter cuidado. Isso porque, quando ficamos muito tempo expostos aos raios solares corremos o risco de ter insolação. A insolação tem grande impacto no corpo como explica a dermatologista Renata Figueira. 

“Na verdade os riscos maiores são pela desidratação grave que este longo período de exposição solar precipitou. Inclusive com a geração de sintomas como dores de cabeça, vômitos, diarreia, perda de consciência também, a queda da pressão; além dos sintomas de calor, de suor intenso, de febre, de queimação, de dor na pele com a formação de bolhas sobre a pele – não só um vermelho - e como essa nossa amiga querida - até queimadura de terceiro grau com a formação até de necrose da pele”.

Saber como agir em caso de insolação é essencial e pode reduzir os sintomas de desconforto da vítima até que chegue o socorro ou que seja levada ao hospital. Por isso, fique atento às dicas da dermatologista.

“O que que a gente deve fazer então, seriam os primeiros cuidados. Remover a pessoa para um local fresco, colocar o ventilador, ou na sombra. Remover o máximo possível de roupa dessa pessoa. Procurar, se ela tiver consciente, elevar a cabecinha dela numa posição de repouso. Oferecer bastante água fria ou gelada se for possível, se ela não estiver vomitando. Você pode também colocar compressa de água fria ou gelada na testa da pessoa, no pescoço, nas dobras, como axilas e virilhas. Tão logo seja possível, imergir essa pessoa em um banho frio ou, se não for possível, envolver essa pessoa em roupas encharadas [com água]”. 

Caso a queimadura do sol cause bolhas, procure imediatamente um profissional de saúde e de forma alguma tente removê-las ou estourá-las.

Tags: verão

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito