Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conheça os causadores da gestação ectópica

Problema acontece quando o embrião fixa-se fora do útero
Por Redação Criciúma - SC, 28/11/2017 - 21:54
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É chamada de ectópica a gravidez de um bebê que se desenvolve fora do útero. Ela é a principal causa de morte da mulher durante o primeiro trimestre da gestação, assim como está entre as maiores causadoras de aborto.

“Esse tipo de gravidez é a que mais pode trazer complicações perigosas para a mulher, pois a tuba é finíssima e não suporta o crescimento do embrião, podendo romper e causar hemorragia”, explica o ginecologista e cirurgião, Dr. Edvaldo Cavalcante.

Em 98% dos casos, a implantação acontece nas tubas uterinas, recebendo o nome de tubária. O embrião não consegue se desenvolver, porém, ameaça a vida da mulher, dessa forma é fundamental um rápido diagnóstico. Ainda não se sabe exatamente a origem do problema, porém, alguns sinais alertam para a sua ocorrência.

“Em uma gravidez normal, depois que é fertilizado, o óvulo percorre a tuba uterina para alcançar o útero, onde ele se abriga e se desenvolve. Na gravidez ectópica, a implantação pode acontecer em outros lugares que não na parede uterina”, afirma o médico.

As doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia, é responsável por ao menos metade dos casos, pois aumenta a produção de uma proteína danosa. As mulheres que já passaram por situação como essa tem entre 10% e 25% de chance para ocorrer novamente.

As fumantes possuem quatro vezes mais possibilidades de ter gravidez ectópica. Parece estranho, mas em alguns casos a fertilização in vitro pode dar errado, e o embrião se instalar nas tubas. A idade da mulher também influencia na incidência do problema.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito