Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conheça cinco alimentos que aceleram o metabolismo

Segundo nutricionista, a alimentação ajuda na regularização do sistema nervoso e no controle do emagrecimento
Por Redação Criciúma - SC, 08/09/2017 - 22:27
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Além da prática de exercícios físicos, alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, facilitando a perda de peso. Os termogênicos, por exemplo, são capazes de elevar a temperatura do corpo, aumentar o processo metabólico e o gasto calórico do organismo durante a digestão, resultando em uma queima de calorias e gorduras muito mais rápida. 

De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, esses alimentos asseguram a saúde e funcionamento do corpo. “O metabolismo fornece a energia que o organismo precisa para realizar determinadas funções, como respiração, circulação sanguínea e regeneração das células. A caloria dos alimentos que consumimos é combinada com oxigênio para liberar o combustível que o sistema precisa para seu funcionamento”, explicou.

O ideal é manter uma dieta regrada seguida de uma atividade física, sempre com acompanhamento de profissionais. A nutricionista lembra que o metabolismo é influenciado por diversos fatores. “A genética, idade, sexo, peso e altura induzem diretamente as transformações que ocorrem no interior do nosso corpo. Por isso, pode haver variação de perda de peso de uma pessoa para outra”, finalizou.

Água

Além hidratar o organismo e de possuir eletrólitos essenciais para o corpo, o consumo diário ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Ela auxilia na quebra de gordura, essencial para a queima de camadas extras, que ajuda no controle do peso e, também, consumida em boa quantidade nos intervalos das refeições, contribui para o controle do apetite. Quando em falta, o corpo fica lento e, consequentemente, queima menos calorias.

Aveia

Rico em fibras, o ideal é consumir este alimento no café da manhã, já que mascara a fome por conta da sensação de saciedade que proporciona. A aveia facilita a absorção prolongada dos nutrientes e aumenta o tempo de digestão do corpo, o que diminui a vontade de consumir doces e controla a glicemia por conta da elevada quantidade de fibras que possui.

Legumes

São fontes de fibras, antioxidantes e ricos em cálcio, proteínas, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O ideal é consumi-los abundantemente antes das refeições, por possuírem baixa caloria, conferindo, assim, maior saciedade e melhora na absorção de seus nutrientes.

Cereais integrais

Substituir alimentos de farinha branca por integrais aumenta o número de nutrientes ingeridos para o corpo. Os cereais integrais são fontes de fibras, ácido fólico, vitamina E, entre outros, auxiliam no emagrecimento e melhoram a movimentação intestinal.

Vitamina C

Alimentos como laranja e limão diminuem a retenção de líquidos. Já o brócolis, repolho e o pimentão, que também possuem grande quantidade dessa vitamina, ajudam no processo de queima de gordura.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito