Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conheça a trajetória do ícone da rádio catarinense, Aderbal Machado

Sua primeira participação foi aos 13 anos na Rádio Araranguá
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 23/07/2022 - 12:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma lenda na rádio e no jornalismo, um grande nome em Santa Catarina e ícone no Sul, a personalidade do Nomes & Marcas deste sábado (23) foi professor de muitos profissionais consolidados na região. Aderbal Machado é natural de Araranguá e vive, hoje, em Balneário Camboriú.

Durante toda sua trajetória, o profissional foi amparado por jornalistas dentro da própria família. “Na família, comigo, são quatro radialistas de profissão. Um inspirou o outro. Tive o privilégio de me guiar pelos meus três irmãos e adquirir hábitos e estilos dos três”, contou Aderbal.

Sua primeira participação foi, ainda menino, na Rádio Araranguá, dirigida, na época, por Nelson Almeida. “Eu devia ter 13 anos, era uma criança. Ele me colocou na técnica de som, quando você tinha que ter o esforço para compensar a falta de tecnologia da época”, recordou.

[A matéria continua após o áudio]

Confira a entrevista completa com Aderbal Machado:

Aos 17 anos, Aderbal deixou a cidade natal para ir a Criciúma, onde permaneceu por 21 anos. Depois, morou em Florianópolis por 11 anos. A pior fase de sua carreira foi logo após, em Jaraguá do Sul, onde ficou por três anos. “O meio profissional lá não era muito adequado para aquilo que eu gostava de fazer”, disse. E, após voltar por alguns meses a Criciúma, foi, por fim, convidado a trabalhar em Balneário Camboriú. Na cidade, Aderbal vive há 25 anos.

Além de uma bela trajetória na rádio, o jornalista passou, também, pela televisão. Ao lado de Gilberto Lima, fez um jornalismo de ponta em Santa Catarina, transmitindo a TV Eldorado de Criciúma para todo o Estado.

“Foi um experimento, eu não acreditava que fosse dar certo. Eu não me tinha como apresentador de televisão, nem como âncora. Mas aquele tempo foi engraçado!”, concluiu, nostálgico, o radialista.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito