Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comoção marca evento do Outubro Rosa em Morro Grande

Participantes se envolveram e emocionaram relatando casos e incentivando a prevenção
Por Redação Morro Grande, SC, 18/10/2019 - 12:49 Atualizado em 18/10/2019 - 13:22
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Prefeitura de Morro Grande, através da Rede Municipal de Proteção, organizou na tarde desta quinta-feira, 17, a Caminhada de Prevenção ao Câncer. Mais de 230 mulheres estiveram presentes para participar da ação que tinha como objetivo relatar casos de câncer, a importância da prevenção e do apoio a família.

Para iniciar a caminhada, os participantes receberam uma camiseta e um guarda-chuva do Outubro Rosa. “Gostaria de agradecer a Rede Municipal de Proteção que não mediu esforços para realizar este evento. Por sermos uma cidade que todos se conhecem, as informações são repassadas com mais veemência. A cada ano as mulheres tem maior consciência sobre a importância da realização dos exames que disponibilizamos para prevenção, auxilio e diagnóstico precoce”, relatou a secretária de saúde de Morro Grande, Eduarda Brovedan.

Autoridades do município, dentre eles o prefeito Valdionir Rocha, conversaram com os presentes. Dentre os assuntos estava a valorização e a importância do cuidado com a saúde. Durante o relato foi explanada a atuação da Secretaria Municipal de Saúde, tendo campanhas para que possam realizar os exames necessários, para a prevenção. “Esta é a doença do século. Vocês aqui presentes sejam mensageiras das que hoje não puderam participar. Todos merecem atenção, principalmente quem passa por isso porque atinge toda a família”, comentou o prefeito.

A administração também expôs a importância do acompanhamento psicológico. “Não podemos baixar a cabeça, caso seja diagnosticado o câncer. Este é um momento de ter forças, fé, acreditar na recuperação. Nós sempre fazemos de tudo para dar toda a assistência ao paciente e a família. Disponibilizamos exames e tratamento psicológico, mas nada como sempre haver a prevenção. Dos casos descobertos precocemente, 95% apresentam cura”, destacou Valdionir.

Após o relato do prefeito, o clinico geral do município, Eduardo Ali Domingues comentou sobre o que seria a doença e a importância do zelo. “Uma a cada vez mulheres pode ter a doença. Por isso existe a importância de se auto conhecer e cuidar, porque havendo a descoberta cedo, as chances de cura são maiores”, explicou o médico.

Um dos pontos auge do encontro foi a roda de conversa com pessoas que passaram ou passam pelo tratamento ao câncer. Uma delas foi Geise Recchia, que é um case de sucesso após tantas lutas contra a doença. “Eu não tinha sintoma algum. Num exame de rotina que eu descobri. Foi um choque, mas encarei a situação e hoje estou bem”, declarou ela.

Dentre estas mulheres chamadas ao palco estava Maria Sirlei Bitencourt Nicolete. Em 2017, após um encontro sobre a importância da prevenção, procurou um mastologista e descobriu que o nódulo que tinha no seio era maligno. Naquele ano foi realizada uma cirurgia e iniciada a radioterapia. Hoje ela faz o tratamento com quimioterapia oral e retorno ao médico periodicamente, além do acompanhamento familiar. “Me sinto uma vencedora. Estou bem boa. Devo isso a minha família, administração municipal que deu auxilio e acompanhamento e a minha fé, que me deu muita força e coragem para encarar esta situação”, salientou ela.

Incentivando a saúde, o encontro apresentou um momento de descontração com a educadora física Marinez Dal Toé, que promoveu uma atividade física interativa. Finalizando o encontro, um lanche foi servido aos presentes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito