Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Como preparar uma boa polenta com nhoque? O Veneza ensina (VÍDEO)

Equipe do restaurante ensinou ao vivo, na Som Maior. Comida tradicional italiana é rápida e fácil de se preparar
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Nova Veneza, SC, 08/05/2020 - 17:20Atualizado em 08/05/2020 - 17:25
Reprodução
Reprodução

O Dia das Mães está quase chegando e, por mais que estejamos vivendo um momento de quarentena e isolamento social, muitas famílias vivem juntas e buscam algo especial para a comemoração. Para comemorar em grande estilo a data, as idealizadoras do Restaurante Veneza ensinam a como preparar uma boa polenta cortada à fio com nhoque e molho rosê. O preparo foi contado em detalhes, direto do restaurante, no Programa Adelor Lessa desta sexta-feira, 8, na Rádio Som Maior e em live pelo Instagram da emissora.

Não é necessário muito tempo para deixar uma polenta no ponto e pronta para ser servida. De acordo com Larissa Bortolotto, responsável pelo restaurante, 35 ou 40 minutos de preparo, em uma panela não tão grande, já é o suficiente. 

“Nós fazemos a polenta com farinha de milho e água. Para uma panela menor, uma polenta para 15 pessoas mais ou menos precisa de três litros de água e 1 quilo de farinha de milho. O sal vai na água, a gosto. Depois é só ficar fazendo a base para ela ficar mais durinha ou molinha”, descreveu Larissa.

Na hora de tombar, é importante jogar uma água por cima da tábua que vai receber a polenta para que ela não grude. Então, é só deixar esfriar um pouco, com uma toalha branca ou xadrez por cima da polenta para acabar com o vapor.

Enquanto a comida esfria um pouco, dá para preparar rapidamente um nhoque congelado, uma das novidades do restaurante Veneza. Com a água já pré-aquecida, é só jogar o nhoque ali e deixar cozinhando. “O ponto do nhoque é esperar as bolinhas subirem”, explicou Larissa. Já o molho rosê, também vendido pronto pelo estabelecimento, pode ser esquentado em uma panela ou até mesmo no próprio microondas, por um ou dois minutos.

Para cortar a polenta com o fio, uma tradição italiana, é preciso amarrar bem a linha na ponta do cabo da tábua que receberá a comida. Depois, com a polenta já mais fria, corta-se de cima para baixo, puxando para desgrudar.