Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Como Portugal vem resistindo ao coronavírus

Criciumense que está há 10 anos em Lisboa conta algumas das medidas que vêm sendo adotadas no país
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 30/03/2020 - 14:11 Atualizado em 30/03/2020 - 15:52
Foto: Manuel de Almeida / EPA
Foto: Manuel de Almeida / EPA

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Localizado no atual centro da pandemia, a Europa, Portugal vem mostrando números bastante baixos quando comparados com os de outros grandes países europeus. Apesar de ser considerado mais pobre do que Bélgica, Itália, Espanha entre outros, e estar no meio do “fogo cruzado”, o país lusitano não entra nem na lista das 10 nações com o maior número de casos e óbitos por coronavírus já confirmados.

Há 10 anos em Lisboa, a criciumense Tami Pizzetti destaca que Portugal teve não apenas um pouco de sorte, por ter tido mais tempo, mas também mais agilidade quando as coisas começaram a ficar complicadas na Itália. “Três dias depois de ter aparecido o quinquagésimo caso, e ainda não tinha nenhuma morte, foi decretado a quarentena geral no país. Estamos desde o dia 15 de março fechado, e isso tem controlado.

Com as pessoas aderindo firmemente às orientações de isolamento social, a doença parece não estar fora de controle no país. Escolas já estão fechadas e, na semana passada, foi decretado pelo governo o estágio de emergência - o que faz com que somente os serviços essenciais, supermercados, farmácias e postos de gasolina, estejam abertos.

“Hoje são 6.408 infectados, com 140 mortos. Comparado com o resto de europa, é um número ainda muito controlado, ainda não há nenhum tipo de superlotação nos hospitais. 
Os hospitais estão relativamente dando conta do recado, o que falta é o material de proteção médica. Os testes em massa começaram a chegar e os laboratórios começaram a produzir. A tendência, na europa, é de fazer o máximo de testes possíveis para conseguir controlar melhor a situação”, ressaltou a criciumense.

Assim como grande parte das outras nações, Portugal também vem se preocupando com o futuro da economia - mas principalmente como as pessoas vão se virar sem poderem abrir as portas de seus comércios. Além das linhas de créditos que, na prática, são mais úteis para grandes empresários, o país também está arcando com boa parte do salário dos trabalhadores portugueses.

“O que eles introduziram aqui foi o chamado lay-off. É reduzido a ⅔ o salário do empregado, em que o empregador paga 30% e a segurança social, o equivalente ao INSS no Brasil, paga os outros 70%. Essa é uma medida efetiva que entra em vigor agora, para garantir que as pessoas não sejam demitidas em massa. Esse foi o grande movimento econômico”, concluiu Tami.

Ouça a entrevista de Tami Pizzetti direto de Lisboa para o programa Agora, na Rádio Som Maior:

Tags: coronvírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito