Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Como a arquitetura utiliza a comunicação visual em projetos comerciais?

Podendo ser um diferencial no mercado, a contratação de um arquiteto afeta diretamente a experiência final do cliente
Por Redação Criciúma, SC, 28/11/2021 - 12:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma imagem vale mais que mil palavras. Você já deve ter escutado essa frase ao menos uma vez na vida, certo? A comunicação visual se faz essencial em qualquer negócio e pode, até mesmo, ser o diferencial quando comparado à concorrência. Dessa maneira, apostar em um projeto arquitetônico que trabalhe a parte visual, bem como a experiência que o cliente terá ao entrar no local, é imprescindível para que o negócio tenha sucesso no mercado.

Em um mundo onde a arquitetura e a comunicação visual estão totalmente conectadas, o arquiteto deve estudar o branding oferecido pela empresa. Este, por sua vez, será o guia na escolha das cores, texturas e materiais, com o intuito de seguir a mesma linguagem utilizada pela marca. 

“Na criação do projeto comercial, se tem o cuidado para que a loja transmita credibilidade e reconhecimento entre os consumidores. Por isso, desde a fachada até o interior, tudo é pensado de modo que marque o público e reforce a identidade da empresa”, afirma o arquiteto Mateus Michels.

Além desse aspecto, o layout e a iluminação também são pontos importantíssimos na arquitetura. Entretanto, tudo deve ser feito de forma harmônica e precisa estar em sintonia com demais elementos de identidade visual, como banners, totens, placas informativas e sinalizações do lugar.

“Um dos grandes objetivos da arquitetura comercial é criar um espaço que converse com o cliente e passe a mensagem desejada. Sempre, claro, alinhado com o negócio. Com isso, é possível criar um ambiente que destaque o que é oferecido e, consequentemente, gere vendas para o estabelecimento”, aponta Michels.

Visual Merchandising

A arquitetura se torna muito importante na valorização do produto ou serviço. Dessa forma, está atrelada ao marketing e à comunicação visual, principalmente com o profissional responsável pelo Visual Merchandising da empresa.

“Assim como o arquiteto, o VM tem o objetivo de valorizar os produtos oferecidos. Por isso, esses dois profissionais precisam andar juntos. Só assim será possível criar um projeto assertivo, que se adeque à marca e possibilite o uso de diversas estratégias de exposição correta”, comenta o arquiteto. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito