Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comissão de veterinários da região visita Caxias do Sul

Profissionais foram buscar informações para fomento às indústrias
Por Redação Criciúma, SC, 14/06/2019 - 20:37
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os veterinários da comissão pro-SISBI, ligados ao Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (CIASAMREC), visitaram esta semana Caxias do Sul, considerada um exemplo, quando assunto é fomento a agroindústrias. A comitiva sul Catarinense composta por oito técnicos, visitou o Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS – POA), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), para conhecer a equivalência do Município junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A adesão de Caxias alcançada em fevereiro deste ano permite que agroindústrias cadastradas e adequadas conforme a legislação, consigam vender seus produtos para todo Brasil.

O grupo do CIASAMREC tem o objetivo de implementar o sistema. “Nós estamos buscando essa adesão e viemos conhecer quais são os procedimentos necessários para alcançarmos esse objetivo. Escolhemos visitar Caxias por ter conseguido a pouco tempo a equivalência”, relatou Mariah de Freitas Marques, diretora administrativa e técnica do CIASAMREC.

Marília Lima de Campos, diretora do COPAS-POA, ressaltou a importância da atividade. “É gratificante ver que o trabalho da nossa equipe é reconhecido nacionalmente e serve de inspiração para outros municípios. O selo SISBI não é só mais um selo no rótulo, significa abertura de mercado, possibilita vender o produto fabricado aqui em todo o Brasil”, exaltou.

Além de explorarem as rotinas de trabalho que levaram o serviço de inspeção municipal de Caxias a alcançar a adesão, os visitantes ainda conheceram a Agroindústria Friosul, Granja Avícola Edemar e Agroindústria Bolson & Camelo, estabelecimentos com equivalência à inspeção federal.

O COPAS-POA buscou esta equivalência para beneficiar todas as empresas registadas. Na medida que forem adequando seus estabelecimentos, os proprietários podem solicitar este selo. Atualmente, Caxias do Sul conta com quatro agroindústrias com a adesão ao SISBI.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito