Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comércio de Criciúma abre normalmente no Carnaval

Lojistas esperam receber clientes da região. "Criciúma está de parabéns por essa postura", elogiou presidente da CDL
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/02/2022 - 10:40 Atualizado em 24/02/2022 - 10:47
Tiago Marangoni, presidente da CDL Criciúma / Foto: Arquivo / 4oito
Tiago Marangoni, presidente da CDL Criciúma / Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O comércio de Criciúma vai funcionar normalmente no Carnaval. "Estaremos funcionando na segunda, terça e quarta, dias normais de trabalho, para o consumidor vir fazer suas compras, aproveitar, e estamos acompanhando todo esse processo da prefeitura estar com todos os seus serviços abertos", confirmou o presidente da CDL Criciúma, Tiago Marangoni, em entrevista ao programa Conexão Sul desta quinta-feira, 24, na Rádio Som Maior.

O presidente colocou que há uma sintonia entre a prefeitura de Criciúma e os lojistas nessa questão. "O prefeito já conhece a gente, sabemos que é positivo. Ficamos felizes com o anúncio, como toda essa questão de Carnaval já foi cancelada desde o início por conta da pandemia. Não havia sentido de manter lojas fechadas, vamos trabalhar que vai ser muito bom", observou. "Teremos um bom movimento de consumidores. Será um período interessante pois alguns municípios da região estarão com o comércio fechado e virão esses consumidores", projetou. "Criciúma está de parabéns com essa postura", pontuou.

Marangoni observou que isso já ocorreu em outros carnavais, com resultados satisfatórios para os lojistas. "Já tivemos outras oportunidades, e temos lojistas que sempre abrem nesse período. Não é feriado nacional, não faz parte dessa agenda de feriados. Os empresários podem abrir tranquilamente, é uma coisa que vem acontecendo, ano passado aconteceu. Muitos lojistas alegaram que tiveram movimento muito bom de consumidores. Vemos o movimento nos supermercados e atacados que também é muito bom", detalhou.

Em termos de encargos trabalhistas, que pesam na conta do lojista para abrir ou não as portas, trabalhar no Carnaval não gera qualquer impacto para os empregadores. "É um dia normal de trabalho, não tem acréscimo nem cuidado específico. Como se fosse um dia normal de trabalho. O lojista que queira abrir sempre pode abrir, sem qualquer medo, e poder trabalhar sem precisar fazer os cálculos trabalhistas. Não é só a calculadora, tem que ter uma planilha", registrou.

Megaliquidação

O comércio de Criciúma realizou recentemente mais uma edição da Megaliquidação. Conforme Tiago Marangoni, os resultados ainda estão sendo apurados.

"Nesta sexta já devemos apresentar alguns números, inclusive comparativos. Foi um pedido interessante, o lojista gosta da data, tem o período perfeito para vender seus produtos a preço de custo para girar o seu estoque", salientou.

Transporte coletivo

A CDL tem participado das discussões sobre o transporte coletivo em Criciúma. "Participamos de reuniões no Conselho Municipal de Transportes e trouxemos algumas sugestões. A pandemia mexeu com o mercado e com a cabeça das pessoas. Temos um pouco de receio de se aglomerar e o transporte público sofreu muito com isso, as pessoas evitaram ao máximo usar o transporte no período e se criou uma condição que as pessoas não gostam tanto de usar o transporte", comentou.

Para Marangoni, o transporte tem um papel importante para o comércio. "Estamos todos no mesmo barco, vamos buscar formas tranquilas de a pessoa voltar a usar, mostrar que tem higienização, tem toda a questão do ar que é trocado. A gente tem essa preocupação para que volte o transporte, daí volta o movimento e volta a ter uma cidade muito boa para crescer a economia", afirmou.

Ele levou sugestões para a melhoria do serviço. "Demos sugestões, quem sabe colocar wi-fi nos ônibus, sugerimos voltas de linhas e horários como era antes da pandemia, muito importante para as pessoas terem tranquilidade e utilizar o ônibus com a certeza de que as linhas vão se manter, é um trabalho difícil mas estamos juntos nesse processo", apontou.

Sobre a cobrança da tarifa em dinheiro, a CDL sugeriu que seja viabilizado o uso de cartões recarregáveis. Tecnológia, segundo Marangoni, há para isso. "Sim, demos sugestões. Se a gente não for receber o dinheiro físico, porque não vender cartões carregados e recarregáveis, investir em tecnologia, trazer essa questão nos pontos de ônibus, nas lojas, a CDL colocou as lojas à disposição para vender cartões perto das paradas de ônibus", completou.

Marangoni afirmou que a ideia está sendo avaliada pela Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). "Eles escutaram a nossa proposta, sugeriram até em quais pontos poderia colocar. Foi conversado sobre valores, quanto se poderia cobrar do cartão, quanto o lojista poderia ganhar nesse processo, demos algumas sugestões", comentou.

Praça do Congresso

A CDL está de olho nas condições da Praça da Congresso. As reformas que a prefeitura planejou para iniciar em dezembro foram adiadas a pedido da CDL, para permitir o uso do espaço para a promoção do Natal, que foi instalada para promover a data e fez bastante sucesso.

A expectativa agora é por melhorias na praça. "Tivemos uma boa conversa com a prefeitura. A praça precisa ser melhor bem cuidada. Vivemos o dia a dia da praça e vemos algumas coisas que nos deixam um pouco tristes. Tem muitos usuários de drogas, aquela parte que ficamos um pouco tristes, tem gente que usa a praça para usar drogas e vender", destacou Marangoni.

O presidente tinha opinião contrária ao cercamento da praça, mas reconheceu que mudou de ideia. "A minha visão é que eu não gostaria que cercassem os parques mas nessa questão faz sentido, cercar, ter um guarda, principalmente na madrugada. Se for ter um horário de fechamento, que analise a utilização dessa praça pelas pessoas de bem, pelas famílias, se usam que deixem aberto até meia-noite por exemplo", refletiu.

Marangoni tem a esperança de que as melhorias comecem logo. "A prefeitura tem que avaliar bem, estamos na expectativa para que comecem as obras em breve. Parece que vão fazer algo diferente, vão trazer uma fonte, estamos bem contentes com isso, isso traz mais vida", finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito