Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comerciantes planejam reabertura nesta quarta. CDL não apoia (VÍDEO)

Governador reedita decreto de fechamento do comércio nesta tarde. Lojistas farão nova reunião na praça à tarde
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 07/04/2020 - 12:46 Atualizado em 07/04/2020 - 12:48
Fotos / Vídeo: Guilherme Nuernberg / 4oito
Fotos / Vídeo: Guilherme Nuernberg / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O grupo de lojistas que organizou a reunião da manhã desta terça-feira, 7, na Praça Nereu Ramos, vai avançar no movimento. Eles planejam um novo encontro para as 16h, em um ato ampliado, com o maior número possível de lojistas, inclusive buscando alguns de bairros, das regiões do Rio Maina, Santa Luzia e Próspera. "Queremos trazer funcionários também, o maior número possível para esse ato, para chamar a atenção para a situação que estamos vivendo com esse fechamento do comércio", referiu um lojista, que preferiu não se identificar.

Confira também - Lojistas pressionam pela reabertura do comércio

E eles já apresentam uma meta ousada: reabrir o comércio de Criciúma nesta quarta-feira, 8, a partir das 9h, mesmo que sejam renovados os decretos de isolamento social pelo governador Carlos Moisés. A ampliação do prazo de quarentena no comércio - por conta da pandemia de coronavírus - já foi confirmada pelo governador, faltando oficializar a medida e também definir o novo prazo de suspensão das atividades.

CDL não apoia

"Não temos relação com isso. Estamos trabalhando de outra forma", pontuou a presidente da CDL Criciúma, Andrea Salvalaggio, ao tomar conhecimento do ato e da mobilização dos lojistas. "Temos que cumprir o decreto, por mais injusto que ele seja, temos é que cumprir a lei", referiu. "Alguns lojistas nos ligaram, conversaram, pediram para fazer algo. Nós estamos fazendo, não é um movimento da CDL com a prefeitura, a prefeitura está de acordo com a gente, quer que o comércio abra, mas é uma esfera mais acima", destacou.

Confira também - Comércio e transporte público não retornam na quarta-feira

A Polícia Militar foi até a Praça Nereu Ramos durante o ato da manhã desta terça e advertiu os lojistas sobre os riscos de manter o movimento, reiterando os vetos a reuniões públicas e também as implicações legais de desobediência ao decreto. "Sim, com certeza, a PM está cumprindo o decreto do governador. Já vimos em vários lugares eles fechando e daí vai responder criminalmente. A CDL não tem como apoiar como uma dessa", reforçou a presidente da CDL.

Busca de soluções

A Federação das CDLs toma parte da reunião do grupo de trabalho montado pelo Governo do Estado para buscar soluções para a crise. Um novo encontro desse grupo ocorrerá às 14h. "Sei que todos os lojistas estão agoniados para abrir, mas a posição da CDL é pelo respeito aos decretos"

"Estamos em contato direto, estão nos passando as informações, hoje vai ter uma reunião às 14h e depois disso o governador faz o novo decreto. A conversa está sendo feita hoje, estão participando Fecomércio, FCDL", referiu a presidente. "É difícil, se eles estão tomando uma posição dessa é porque tem algum motivo. Temos que confiar", destacou Andrea. "Depois a gente vai ter que pensar no que vamos fazer", pontuou.

Confira também - "O governo não tem pena dos pobres"

A presidente da CDL deverá se manifestar ainda nesta terça, em uma live, para orientar lojistas e público em geral. "A minha ideia agora é que, se o comércio não vai abrir, que a gente pressione o governo para ele fazer algo em função do comércio. Tudo bem, vamos pagar a conta? Essa conta tem que vir com algum benefício para essa hora tão difícil. Que liberem algo para o comércio", finalizou.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito