Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comemoramos juntos os 57 anos de emancipação de Morro da Fumaça

Projeto Cidades do Sul, com o Programa Adelor Lessa, foi ao vivo direto da Casa da Nona
Por Erik Behenck Morro da Fumaça - SC, 17/05/2019 - 07:03 Atualizado em 17/05/2019 - 09:17
(fotos: Luana Mazzuchello)
(fotos: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na segunda-feira (20) Morro da Fumaça completa 57 anos de emancipação político-administrativa. As celebrações começaram já na quinta-feira (16), com a abertura da Maggiofest que segue até domingo (19). A Rádio Som Maior participa com o Projeto Cidades, ao vivo, direto do centro do município. Autoridades e pessoas que fizeram parte da história local vão participar.

Detalhes da transmissão:

09:14

A festa segue em Morro da Fumaça até segunda-feira (20), mas a transmissão ao vivo do Projeto Cidades do Sul fica por aqui.  Voltaremos em breve.

09:11

A Festa de São Roque será em agosto, contou Thamara.

09:10

Presidente da Festa de São Roque, Thamara Salvan: "É uma conta muito grande. A gente abre as portas da cidade. Além de toda a comunidade pretendemos trazer muitas pessoas de fora".

09:07

Rogério Sorato: "É um trabalho sério que o prefeito vem fazendo em todas as pastas. Esse ano a gente foca no sistema de água, arrumamos mais de 520 vazamentos nos primeiros meses, então focamos em resolver o problema de falta de água. A partir do segundo semestre começamos a alinhar projetos de esgoto e outros que estavam em atraso".

09:05

Presidente Samae, Rogério Sorato: "Assumimos interinamente e hoje é uma gestão técnica e séria. Esse ano é bem provável que a gente consiga investir R$ 900 mil com recursos próprios".

09:00

Secretário da Cermoful, Everton Meneghel: "Estação Cocal é porque tinha a estação do trem e cocal porque tinham os coqueirais. Hoje transporta apenas o carvão mineral. Já transportou fluorita e farinha de mandioca".

08:58

Arcangelo Sartor Vieira falou sobre o Hospital São Roque.

08:56

Arcangelo Sartor Vieira: "Nós contamos com uma ala psiquiátrica, que estava no Rio Maina. Ainda não temos a autorização do SUS para internar, mas um contrato permitiu agasalhar essas pessoas que estão conosco há dois anos".

08:55

Presidente do Hospital São Roque, Arcangelo Sartor Vieira: "Nós conseguimos equilibrar as contas para não precisar todos os dias sair com o pires na mão. Temos apoio dos próprios funcionários, para deixar o hospital redondinho".

08:53

Fábio Souza Medeiros: "A visão do comércio mudou nessa questão de que todo mundo saia para fora". 

08:52

Presidente da CDL, Fábio Souza Medeiros: "O comércio vem acompanhando o crescimento. Ele mudou as suas diretrizes depois da internet. Tentamos novos investimentos, para que o comércio cresça. O estado de crise do país foi sentido pelo varejo".

08:50

Nelza Naspolini, foi professora por 25 anos: "Aqui onde está localizado o hospital, em cima do morro, os tropeiros deciam nas mulas com charque. Quando anoitecia eles subiam o morro e dormiam ali. Naquele tempo a lenha era forte e a fumaça ficava por dias. Então foi ficando como Morro da Fumaça".

08:44

Assessor da Secretaria de Cultura, Marcos Silveira: "Esse ano resgatamos a história do festival. Nós teremos em torno de 16 apresentações, com todos os CEIs de Morro da Fumaça".

08:40

Marijane Felippe: "Hoje teremos a abertura oficial às 19h30. Quem tem que comemorar o aniversário é quem vive aqui, então tentamos organizar atividades para todas as idades e todos os gostos".

08:37

Chefe de Gabinete e conduz a Maggiofest, Marijane Felippe: "Aqui todo mundo se ajuda e pega junto. A Maggiofest contempla um ambiente agradável e familiar. Criamos a primeira mostra de vinho artesanal e a Casa da Nona".
 

08:29

A Maggiofest terá diversas atrações até domingo. Quer saber mais sobre a programação? Clique aqui.

08:28

Sandro Soller: "O tempo é o nosso bem mais precioso. A gente tem que arrumar tempo para fazer as coisas, e eu arrumo".

08:27

Sandro Soller: "O Rui Barbosa hoje é um clube filiado a LARM. Ele foi campeão da Copa Sul em 2014, campeão Sul-Brasileiro em 2015, foi o melhor futebol amador do país praticamente.  Somos os atuais campeões da LARM Sub-20, é praticamente um título por ano".

08:23

Sandro Soller: "A gente roda cinco jornais diários, então tem essa responsabilidade. O jornal sai da gráfica 1h30, 2h. A gente chegou no topo de qualidade e tecnologia nesse setor de jornal".

08:22

Sandro Soller, também representante da Gráfica Soller: "Em 20 anos o jornal alavancou bastante o nome Soller. Hoje não é mais só jornal, o ramo gráfico tem vários segmentos".

08:19

Bili Coral: "O nome Morro da Fumaça não veio das olarias, mas sim dos tropeiros. Segundo o meu pai, eram os homens que faziam a estrada de ferro e faziam fumaça lá em cima. Depois coincidiu".

08:17

Presidente da Cooperativa de Exploração Mineral da Bacia do Rio Urussanga, Bili Coral: "Nós somos 96 cooperados em toda a região. Nós trabalhamos com 40 mil metros cúbicos de argila por mês, o que da 10 milhões de telhas e de tijolos".

08:15

Sandro Soller é presidente do Rui Barbosa, equipe da cidade.

07:52

Noi Coral: "Eu penso que não devemos fazer uma grande obra que priorize uma parte da cidade, mas devemos fazer várias obras. Devemos seguir uma linha de nova gestão".

07:50

Músico há aproximadamente 40, Djalma Santos Araújo: "Oferecemos aulas de música para todos os jovens que desejarem. Temos ukulele e outros instrumentos",

07:43

Chimba: "Eu ganhei a bicicleta de um prefeito. Eu peguei ela já desta cor".

07:41

Torcedor fanático do Tigre, Chimba: "Eu fiquei famoso depois que comecei a fazer essas viagens de bicicleta. Se não tiver carona para mim, eu pego a amarelinha e vou com ela.


 

07:28

A diretora de Cultura, Danda, em entrevista a Jotha Del Fabro.

07:25

Ao amanhacer em Morro da Fumaça, os passarinhos saíram dos ninhos e passaram a cantar.

07:23

Diretora de Cultura, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda: "Como existe a casa do Papai Noel, aqui existe a Casa da Nona. A gente fez um espaço onde vai ter o bolo, com fogão a lenha. Tudo é feito com reciclado, que salva o planeta e faz as coisas bonitas.

07:21

O prefeito Noi Coral e o vice, Eduardo Guollo, junto com Adelor Lessa.

07:19

Vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo: "Eu me coloco na condição de vice-prefeito, que precisa dar um suporte para o prefeito. Procuro sempre fazer esse meio de campo com determinadas situações".

07:18

Noi Coral: "Em alguns contratos temos economias de 30 ou 40%, por isso estamos conseguindo executar muitas obras".

07:15

Noi Coral: "O que eu achei mais díficil foi a licitação, no setor privado, se precisa de um pneu, vai lá e compra. No setor público não pode comprar de qualquer empresa, tem a demora nestes processos. Já nos acostumamos".

07:14

Prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral:  "A minha vida mudou muito em 2016, no momento que aceitei ser candidato. Foi um momento difícil psicologicamente. Eu não imaginava pedir votos. A insistência fez com que conseguissemos implantar uma nova gestão".

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito