Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com Toquinho, criciumenses lançam versão coral de "O Caderno"

Beto Japa e Marcelo Búrigo participam de um projeto que reúne estudantes de Curitiba e Itália
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 18/07/2022 - 11:07 Atualizado em 18/07/2022 - 16:11
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A música proporcionou um reencontro na vida de dois criciumenses que são amigos de infância. Beto Japa e Marcelo Búrigo, juntos, participam de um projeto com o cantor Toquinho. A iniciativa proporcionou o lançamento de uma versão em coral de "O Caderno", com estudantes curitibanos e italianos. 

Búrigo estudou Música em Curitiba, se formou maestro e vive na Itália há mais de 15 anos. Japa, por outro lado, mora no estado vizinho, Paraná, há cerca de duas décadas e atua como produtor musical.

[a matéria continua após o vídeo]

Veja o clipe completo da música 'O Caderno' com os grupos MusicaR e OperaPrima:

"Eu e o Beto trabalhamos juntos, no mesmo estúdio, em Curitiba, por um tempão. Já tínhamos esse contato com projetos da prefeitura, através da Fundação Cultural", conta Marcelo. "Então, quando eu estava na Itália, a gente continuou produzindo. Fazia os arranjos de lá e, no ano passado, por causa da pandemia, rolou um encontro com as escolas, através do Projeto MusicaR, onde envolve as instituições nos bairros da cidade, e eles já tinham feito alguns concertos com o Toquinho", explica Búrigo.

Com isso, surgiu a ideia de fazer um encontro on-line com as duas escolas que estão envolvidas nos projetos MusicaR, de Curitiba, e OperaPrima, da Itália. "Foi o maior barato. Elas cantavam de lá, daqui, e ensinavam músicas brasileiras para os nossos. Rolou um belo bate-papo. Ali, pensamos em fazer um vídeo juntos, ainda na época da pandemia. Só que foi passando o tempo, demorou tanto, que passou mais de um ano, até que aconteceu a aprovação desse projeto", acrescenta Marcelo. 

Ouça a entrevista com Beto Japa e Marcelo Búrigo na íntegra:

Junto com a aprovação do projeto, surgiu a ideia de gravar um vídeo com o cantor Toquinho. "Isso porque, tem a ver com crianças e ele morou na Itália um tempo e gravou alguns discos em italiano de músicas como Aquarela e O Caderno. Pensamos em fazer uma versão mix de italiano com português e botar os dois quóruns juntos", explica Búrigo. 

Japa relembra como foram as tratativas quando a iniciativa ainda estava no papel. "Como eu trabalho com a Fundação Cultural, faço a maioria das gravações, eles me fizeram o convite", comenta. Em uma primeira reunião para definir detalhes do projeto, o produtor descobriu quem seria seu parceiro no projeto: Marcelo Búrigo. "Rolou uma surpresa, porque não sabíamos que iríamos trabalhar juntos", completa. 

"O Marcelo já tinha desenvolvido um storybird do que iria acontecer no vídeo. Eu fiquei responsável pela produção e gravação do coro do MusicaR, a parte de Curitiba, mais a mixação e masterização final do áudio para o vídeo. O Toquinho também gravou remotamente, no Rio de Janeiro e mandou o material. Além disso, gravamos na Itália e o resultado está aí", detalha Japa. 

O clipe foi lançado, oficialmente, em 7 de julho, com a participação do cantor Toquinho - que estava de aniversário na data. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito