Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com previsão de chuva e vento para o fim da semana, Criciúma define plano de ações preventivas

Reunião nesta quarta-feira (14) visou integrar setores do Paço Municipal e preparar equipes para atendimento ao cidadão
Por Redação Criciúma, SC, 14/06/2023 - 19:27
Foto: Samuel Borges/ Decom
Foto: Samuel Borges/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a previsão de chuva e vento para a segunda metade da semana, membros do Governo de Criciúma se reuniram nesta quarta-feira (14) na intenção de definirem ações de prevenção e atendimento ao cidadão. Para discutir um trabalho integrado e multissetorial, estiveram presentes no encontro, além do prefeito em exercício Ricardo Fabris, o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, o intendente da Santa Luzia, Neri Xavier, e o chefe do Pátio de Máquinas, Verceli Coral.

LEIA MAIS:

"Em períodos de chuva e alertas meteorológicos é importante que todas as partes da gestão municipal estejam atentas às suas responsabilidades e atribuições. A integração, coordenação e preparo das equipes garante tomadas de decisões mais efetivas, uma vez que as ações são feitas em conjunto, com os setores e órgãos se apoiando mutuamente em prol do atendimento ao cidadão", explica Fabris.

"A Secretaria de Infraestrutura tem intensificado, durante esta semana, a limpeza de córregos e bueiros pela cidade, minimizando os riscos de alagamentos", afirma o secretário da pasta, Tita Belloli. De acordo com ele, as equipes já realizaram limpezas nos bairros Vila Francesa e Renascer e na região da Cidade Alta.

O procedimento é feito com a escavadeira hidráulica de haste alongada, conhecida como pescoçuda, e manualmente, em locais não acessíveis para as máquinas. Além disso, após a conclusão do trabalho, o maquinário deve ser levado para locais mais estratégicos, que facilitem seu rápido deslocamento durante o período de chuvas, em caso de necessidade.

Durante o período de frio, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação tem intensificado as abordagens à população em situação de rua, realizando atendimento e propondo a ida à República (antiga Casa de Passagem), equipamento do município que abriga e presta auxílio temporário, além de encaminhamento ao mercado de trabalho. Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) também se preparam para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Defesa Civil tem constantemente monitorado condições meteorológicas e alertas, visando identificar períodos em que a chuva pode ser mais crítica. A equipe do órgão trabalha em regime de plantão 24h, estando disponível para o atendimento em situações de anormalidade, como quedas de árvores, enchentes e desabamento de encostas. Em caso de emergências, o contato pode ser feito no número 199.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito