Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com o dia das crianças chegando, fique de olho nos presentes

Brinquedos podem machucar os pequenos, principalmente no rosto
Por Redação Criciúma - SC, 04/10/2017 - 20:31
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em 12 de outubro é feriado no Brasil, em nome de Nossa Senhora Aparecida, e também comemorado o Dia das Crianças. Nesta data os familiares costumam presentear os pequenos com brinquedos, mas é fundamental tomar cuidados e avaliar os perigos que podem trazer à saúde. A maioria dos acidentes acontecem no rosto.

“Artigos que vêm desmontados podem causar problemas se a criança levar alguma parte à boca ou mesmo se uma peça se desprender e atingir os olhos. Também os brinquedos de propulsão, como alguns carrinhos e armas de ar ou de água, costumam fazer estragos. Abrasão da córnea, aumento da pressão ocular, e até mesmo uma catarata traumática podem ocorrer devido a esse tipo de acidente”, diz o oftalmologista Renato Neves.

Os adultos devem ter a consciência de que o presente é para a criança, e não para eles, levando em conta a idade de quem irá receber. Se comprar algo voltado para o esporte, os protetores devem estar inclusos. “Ao comprar presentes esportivos, como bicicletas, skates, patins, raquetes e bolas, entre outros, garanta que a criança receba também os equipamentos de proteção, incluindo joelheiras, capacetes, e muito importante, óculos plásticos para proteger a visão em caso de quedas. Esses brinquedos são os campeões de acidentes envolvendo crianças. Portanto, todo cuidado é pouco”, afirma.

Auxilie a criança durante a abertura do presente, evitando cortes. É recomendado comprar apenas brinquedos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). “É importante valorizar as normas com que o brinquedo é fabricado, bem como a idoneidade do fabricante e o manual de instruções. Peças em plástico rígido, que se soltam facilmente, podem atingir a vista de qualquer pessoa que estiver por perto”, garantiu o médico.

Caso os olhos sejam atingidos, é fundamental procurar um serviço de urgência. O ideal é não massagear o local, colocando compressas de gelo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito