Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Colombo Salles: Sem parceria entre Criciúma e prefeitura

A ideia de uma praça no local, feita em parceria com o Município, está descartada. Comunidade demonstra preocupação
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/03/2022 - 18:20
Visual interno do Ginásio Colombo Salles / Foto: Criciúma EC / Divulgação
Visual interno do Ginásio Colombo Salles / Foto: Criciúma EC / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma precisa achar uma destinação adequada ao Ginásio Colombo Machado Salles. O tema pautou manifestação recente do vereador Nicola Martins (PSDB) na Câmara, e ele levantou a questão nesta quarta-feira, 2, no programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior. "Estamos analisando há algum tempo. Há quem diga que isso é com o Criciúma, mas mais que do Criciúma, ele é de Criciúma. Está no coração da cidade, está muito feio por fora, ele empobrece a região", afirmou.

O parlamentar encaminhou um questionamento ao Município sobre projetos esportivos para a utilização da área. "Enquanto ex-presidente da FME, já tivemos projetos sociais ali, por isso questionei a FME sobre projetos para o ginásio, o que a FME com o Criciúma pensa para a cidade", observou.

Não teve permuta pelo IPTU

Nicola lembrou que está em elaboração o projeto da Rota Gastronômica que envolverá todo aquele entorno. "Temos o projeto da Rota Gastronômica que passa na frente do ginásio. O prefeito já deu ideia para o presidente Anselmo de fazer permuta pelo IPTU, algo que não prosperou. Algo precisamos fazer, seja provocando o Criciúma, o seu Conselho, a utilizar melhor o espaço, seja uma permuta com o Município para utilizar o ginásio", observou. 

A intenção de colocar abaixo o ginásio (que tem uma estrutura física já bastante antiga e acanhada) chegou a ser discutida na prefeitura, com a meta de fazer uma praça no local. Mas essa intenção não avançou. "Já foi uma possibilidade palpável no ano passado. Hoje, não mais. Quando começamos essa conversa no ano passado, foi na ideia sobre o IPTU, isentar o Criciúma de IPTU por xis anos e passar o ginásio para a prefeitura cuidar do ginásio ou ali fazer uma praça. Mas isso não prosperou, então o ginásio segue ali, segue sendo do Criciúma", destacou.

O Criciúma paga, anualmente, em torno de R$ 120 mil de IPTU pelas áreas do estádio e do CT Antenor Angeloni, no Bairro Cristo Redentor. "Precisamos pensar em parcerias, seja sociais, seja utilização por meio da Associação de Moradores. Falei com um dos líderes dali, eles estão bastante preocupados, têm conversado com o Criciúma e a Câmara tem que participar disso", observou, citando a posição da comunidade para com o fato.

O ginásio tem sido, via de regra, ponto de encontro de moradores de rua, que utilizam muitas vezes a marquise para dormir à noite. "O Comerciário é um dos bairros mais povoados de Santa Catarina e precisa de uma boa área de lazer. Ali pode ser essa área de lazer, mas ficando sob domínio do Criciúma precisa oferecer uma boa alternativa à população", salientou.

Ouça a entrevista do vereador no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito