Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coleta seletiva em Criciúma deve ser ampliada

Serviço é gratuito e material será encaminhado a CRICA e a CTMAR
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 06/02/2018 - 10:12 Atualizado em 06/02/2018 - 10:26
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O serviço de coleta seletiva de Criciúma será ampliado para melhor atender as necessidades da população. A iniciativa vem de uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) e a RAC Saneamento e Tecnologia Ambiental.

“Nós estamos refazendo as rotas que hoje já existem para melhorar a logística da coleta e sobrar tempo para amplia-la. No início de 2017, 45% dos bairros recebiam coleta, no fim do mesmo ano pulou para 75% e agora pretendemos ampliar para a maioria, senão toda a cidade de Criciúma”, comentou Anequésselen Bitencourt Fortunato, presidente da Famcri.

Segundo a presidente, o sistema começou na área Central e, aos poucos, está se espalhando para outras áreas do município. “É um projeto que deu certo, que as pessoas estão aderindo e que as pessoas querem cada vez mais participar”, explicou.

O serviço é gratuito e ocorre durante a semana, das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h. Para participar basta separar o lixo reciclável limpo e seco e colocá-lo na frente de casa no dia da coleta.

“O caminhão da coleta passa uma vez em cada bairro, em dia e horário diferente da coleta normal. Esse material é recolhido e enviado para a Associação Criciumense de Catadores (CRICA) e a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Criciúma (CTMAR)”, detalhou.

Material eletrônico

O serviço de coleta seletiva não engloba materiais eletrônicos. Para estes materiais, existe um ecoponto que fica no bairro Sangão, próximo a Satc.

“Lá recebemos pneus, lixo tecnológico e lâmpadas. Ainda não temos condições de passar diariamente para coletar esse tipo de lixo, porque tem pouca demanda. Não é todo dia que as pessoas tem esses materiais. A pessoa então pode levar ao ecoponto ou mesmo à Famcri que encaminhamos”, contou Anequésselen.

Confira os locais em que a coleta é realizada:

Segunda-feira: Santa Bárbara, Mina do Mato, Rio Maina (São Miguel), Vila Isabel, Centro, Pinheirinho, Boa Vista, Metropol, Rio Maina, Rio Bonito e Vila São Miguel.

Terça-feira: São Luiz, Milanese, Santo Antônio, Operária Nova, Brasília, Argentina, Loteamento Bitencourt, Demboski, Vila Rica, Imigrante, Primeira Linha, Jardim Paineiras, Recanto Verde e São João

Quarta-feira: Michel, Loteamento Dal Pont, Centro (próximo à praça do Congresso), Catarinense, Estaçãozinha, Jardim Las Vegas, Vila São José, Cidade Mineira Velha, Cidade Mineira Nova, Jardim Angélica, Vila Macarini e Wosocris.

Quinta-feira: Ana Maria, Ouro Negro, Vida Nova, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete, Bairro 9, Cruzeiro do Sul, São Cristóvão, Ceará, Próspera, Lote 6,Santa Catarina e Vera Cruz.

Sexta-feira: Pio Corrêa, Comerciário, Monte Castelo, Vila Floresta I, Vila Floresta II, Vila Francesa, Santa Augusta, Universitário, Sangão, Moradas da Colina, Maria Céu e Vila Zuleima.

Sábado: Morro Estevão,4ª Linha/ HG, Jardim Esteves, Pedro Zanivan, São Domingos, Mina Brasil e São Simão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito