Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Colégio Satc desenvolve projetos ligados à sustentabilidade desde a Educação Infantil

Crianças vivenciam na prática ações realizadas pela instituição que visam a preservação dos recursos naturais
Por Redação Criciúma, SC, 16/06/2022 - 18:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Falar sobre a sustentabilidade pode parecer simples, visto que, a temática está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. No entanto, visualizar o que de fato é a preservação dos recursos naturais e como a população pode contribuir com isso, não é tão efetivo. A preocupação em despertar nas crianças a curiosidade e ao mesmo tempo ensinar sobre o meio ambiente, levou a professora Taís Ágda da Rosa e a auxiliar pedagógica Suelen Marcelo Luiz a desenvolverem o projeto 'Aprendendo a ser e conviver em sociedade' com a turma do Infantil V, do Colégio Satc. 

A iniciativa consiste em levar as crianças ao autoconhecimento e que percebam o desenvolvimento do outro e do meio em que vivem. "Como primeira ação fizemos um passeio de estudo em que usamos o ônibus como meio de transporte. Foi possível perceber a quantidade de pessoas que podem utilizar o mesmo veículo a combustão com apenas um condutor. Em sala fizemos esse comparativo usando veículos de brinquedo e reconhecemos a importância de serem feitas escolhas conscientes que visam preservar o meio ambiente", destaca a professora do Colégio Satc, Taís Ágda da Rosa. 

Aliando os conhecimentos adquiridos na atividade prática, os estudantes puderam ter contato com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12 - Consumo e produção responsável.  

Para os pequenos do Infantil V conhecerem outras formas de locomoção e como elas podem ser sustentáveis, uma visita pelo campus da Satc virou uma verdadeira diversão. "Levamos os alunos para conhecerem mais de perto os veículos a combustão na oficina do curso técnico de manutenção automotiva do Colégio. As crianças ficaram surpresas com tantos componentes que são necessários para o veículo andar e como a manutenção é importante para o meio ambiente", conta a auxiliar pedagógica, Suelen Marcelo Luiz. 

Mas foi Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) que a surpresa tomou conta. "Todos ficaram surpresos porque o carro elétrico da Satc mesmo ligado não emite som, apenas do contato do pneu no chão. Essa proximidade dos alunos com uma área tão atual e que reflete na natureza foi repleta de perguntas e cheia de novidades", destaca Taís. 

E a última estação visitada foi o Centro Tecnológico Satc (CTSatc) onde pesquisas e startups ligadas à sustentabilidade são desenvolvidas. "Conhecemos um outro meio de transporte, a bicicleta, mas não era uma bicicleta comum, era uma bicicleta feita de madeira. E pra nossa surpresa era leve, muito bonita e que utiliza materiais renováveis e claro, de origem reconhecida", ressalta a professora. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito