Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cocal do Sul promove mais um Setembro Amarelo

Município se engaja em uma série de atividades com foco na prevenção ao suicídio
Por Redação Cocal do Sul, SC, 30/08/2019 - 15:44
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul iniciará a programação alusiva ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre prevenção do suicídio. As atividades, que contam com participação de toda Rede de Atenção em Saúde, serão organizadas pela própria Secretaria de Saúde e envolverá toda a comunidade.

Conforme a secretária de saúde, Sinara Crippa Milanez, a campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a realidade atual no país e, principalmente no município, quanto aos fatores de risco para a incidência do suicídio, tais como transtornos mentais. “É Importante ressaltar que diversos quadros clínicos, dentre eles a depressão, podem se agravar levando a sintomas que incluem a ideação e tentativa de suicídio, o que pode resultar, infelizmente, em óbito”, frisa.

Apesar de estes não serem os únicos elementos que levam ao pensamento suicida – fatores ambientais, vulnerabilidade social e características de personalidade também são determinantes – é fundamental a abordagem do setor de saúde nesse sentido. Por esta razão, nosso intuito é de orientar sobre as causas dos transtornos mentais e seus efeitos, já que o número de casos de suicídio é crescente. Sabe-se que este tipo de morte é considerado evitável e que falar sobre o assunto, esclarecer e conscientizar a população certamente é uma poderosa estratégia de prevenção.

Dentre as atividades que serão desenvolvidas durante o mês de setembro estão planejadas a participação em desfile cívico municipal, matriciamento dos profissionais de saúde, rodas de conversa acerca da identificação de sinais de alerta e abordagem de pacientes, atividades em grupos específicos, panfletagem em festas locais, capacitação dos profissionais em simpósio regional, entrevistas na mídia local sobre o tema e outras ações informativas nas unidades de saúde.

É importante ressaltar ainda que o compromisso com a prevenção acontece o ano todo. O silêncio, fugir do assunto suicídio, ainda é uma das barreiras a serem superadas. É necessário conscientizar a população sobre a importância de a pessoa recorrer à ajuda, seja familiar ou profissional, quando se deparar com a ideia de terminar com a própria vida. Os profissionais de saúde têm papel fundamental neste sentido, identificando sinais e alerta e realizando uma abordagem adequada com o paciente e familiares. Este cenário precisa ser revertido e todos devemos estar juntos para abordar o sofrimento psíquico da melhor forma, evitando assim que ele se agrave. Isto sim é evitar o suicídio. Falar é o melhor caminho.

A Secretaria de Saúde disponibiliza rede de atendimento gratuito, para todos os que precisam de cuidados em saúde mental, que inclui:

ESF Centro – 3444.6040
ESF Guanabara – 3444.6041
ESF Horizonte – 3444.6042
ESF JD. Elizabeth – 3444.6043
ESF Jd. Itália – 3444.6044
ESF Vila Nova – 3444.6045
Ambulatório de Saúde Mental – 3444.6110
CAPS – 3447.1446

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito