Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cocal do Sul no clima dos livros

Até sexta-feira o município realiza a 6ª Feira do Livro com mais de dez mil obras
Por Redação Cocal do Sul, SC, 23/04/2019 - 17:10 Atualizado em 23/04/2019 - 17:16
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um baú cheio de brinquedos antigos é o cenário perfeito do espetáculo “No tempo em que eu brincava” que cativou centenas de crianças nesta terça-feira (23), no primeiro dia da 6ª Feira do Livro de Cocal do Sul.  Um despertar divertido com foco no resgate das brincadeiras antigas, de rua, sem o domínio das tecnologias e no incentivo à leitura. Protagonizada pela professora Mirian Pereira Cardoso, da Cia Teatral Trilhares, os alunos interagiram, surpreenderam-se, absorveram valores sociais, viveram emoções e desenvolveram a criatividade, senso crítico e o gosto  pela leitura e pela linguagem.

Um clima de criatividade, oportunidades e interação envolto por mais de 10 mil livros com o objetivo de estimular o hábito pela leitura. A Feira é uma realização do Governo Municipal de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura.  Até sexta-feira (26), o município estará de portas abertas para viver o mundo da literatura e receber estudantes, visitantes e apaixonados pela leitura de toda a região.

“Eu adoro ler, escrever e desenhar e a Feira do Livro me incentiva a tudo isso. Sem contar que ela sempre traz novidades. Eu estou levando pra casa “Meu Livro Secreto”. Leio por ano cerca de 20 livros e é impressionante como a leitura me ajuda a ter um futuro melhor e ter uma escrita correta”, afirma a aluna, Paula S. Goulart, 9 anos.

Thiago Pignatel Teixeira, 10 anos, também é um apaixonado pelo mundo dos livros. “A Feira sempre tem muitas obras diferentes, uns que eu nunca tinha visto na minha vida. Ela é importante para o aprendizado e estimula a gente”, observa.

O evento acontece no salão de festas da Igreja Matriz, das 8h às 20h30. Paralelo à feira, o público também pode conferir contação de histórias e apresentações culturais.

Abertura Oficial aconteceu nesta terça-feira

A cerimônia de abertura da Feira do Livro foi realizada na manhã desta terça-feira (23) e reuniu o prefeito Ademir Magagnin, vice-prefeita Cirlene Gonçalves Scarpato, secretária de Educação, Esporte e Cultura, Ana Paula Teixeira Cechinel, secretários e diretores municipais, diretoras das escolas, professores e o pároco, Jiovani Manique Barreto que também fez um momento de oração e agradecimento.

O prefeito Magagnin falou sobre a preocupação do município em desenvolver e incentivar a cultura literária. “Desenvolver o hábito da leitura é um dos caminhos mais curtos para fomentar o conhecimento, facilitar o aprendizado e a desenvoltura. É um processo contínuo que começa muito cedo, ainda em casa, e vai se aperfeiçoando na escola, em sala de aula e em encontros como este. A criança que ouve histórias e tem contato direto com os livros terá um desenvolvimento totalmente favorável em todos os aspectos”, declarou. 

A vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato destacou a importância da leitura e o quanto os professores são essenciais para incentivá-la, principalmente diante de uma época em que os celulares e as mídias sociais invadem os lares. “Nós precisamos estar engajados nesse compromisso de trazer as nossas crianças para a leitura de forma que elas tenham prazer pela leitura”, pontuou.

Segundo a secretária Ana Paula a Feira do Livro é um dos principais eventos realizados em nosso município. “Incentivar e despertar cada vez mais nossos alunos e visitantes para a leitura é o nosso propósito. Nós sabemos da importância desse momento na vida das pessoas e quanto mais leitura, mais aprendizado, interesse e conhecimento”, ressaltou.

Mais de 10 mil livros à disposição

A Feira do Livro de Cocal do Sul é realizada em parceria com a Unilivros. A expectativa é receber mais de 5 mil visitantes durante os quatro dias do evento.

“A Feira do Livro já se consolidou no município. São mais de 10 mil livros à disposição, a maioria com preços entre R$ 5,00 e R$ 10,00 reais. Temos ainda os best saller. Dos 40 livros mais vendidos no Brasil, 30 estão aqui na Feira. Nós reunimos qualidade e preço e a nossa expectativa é a melhor possível”, afirmou o representante da Unilivros, Maurício Geraldo.

Programação

Data: Até 26 de Abril
Local: Salão de festas da Igreja Matriz
Horário: das 8h às 20h30, de 23 a 25 de Abril
Sexta-feira (26), até as 19h

Contação de histórias

De terça a sexta-feira
Período da manhã: às 8h30
Período da tarde: às 14h

Apresentações culturais

De terça-feira a quinta-feira, às 19h

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito