Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cocal do Sul busca Pacto de Amizade com Soverzene

Projeto de Lei foi encaminhado para a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira
Por Redação Cocal do Sul, SC, 08/07/2019 - 15:37 Atualizado em 08/07/2019 - 15:58
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Buscar reaproximar a origem italiana pela semelhança entre duas cidades em questões culturais, sociais e na sua descendência. É com esse objetivo que Cocal do Sul caminha para oficializar uma das ações mais importantes para a área da cultura, educação, turismo, esporte e negócios do município: o Pacto de Amizade entre Cocal do Sul e Soverzene. Nesta segunda-feira, 8, o prefeito Ademir Magagnin encaminhou o projeto de Lei para a Câmara de Vereadores.

Com esse processo, Cocal do Sul tem a oportunidade de reviver e valorizar o trabalho dos imigrantes italianos, assim como permitir às gerações atuais o estreitamento de laços com nossos colonizadores, além de fomentar o conhecimento por meio de intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos e econômicos entre as duas cidades.

A expectativa é para que ainda neste mês, o projeto de Lei esteja aprovado. “Em Soverzene, o projeto já passou pela Câmara. Com os tramites legais finalizados, estaremos encaminhando toda documentação para a Itália para análise e para a realização de uma programação para oficializarmos o Pacto de Amizade. O primeiro ato será em Soverzene e o segundo no Brasil, em Cocal do Sul”, afirma Magagnin.  

O Secretário de Administração, Finanças e Desenvolvimento Econômico, Clédio Fachin esteve na Itália no último mês e aproveitou para fazer uma visita ao prefeito de Soverzene, Gianni Búrigo.  Fachin foi recebido pelas autoridades locais, conheceu a cidade, apresentou um vídeo do prefeito Ademir e estreitou os interesses na oficialização deste Pacto. “A receptividade foi muito positiva. As duas cidades possuem entre si traços de parentesco, de tradições e de costumes. Por esta razão, esse importante Pacto que com certeza irá trazer oportunidades e benefícios servindo como ferramenta de desenvolvimento cultural dos municípios envolvidos”, ressaltou.

Na última semana, uma Comissão também foi formada para tratar sobre os assuntos referentes ao Pacto de Amizade. Ela é composta pelos integrantes Clédio Fachin e Maria Luiza Da Rolt que representam a Prefeitura Municipal e Orlei Sartor, Cássio Pagnan e Vladimir Búrigo, pelo Círculo Italiano, entidade que constitui a italianidade no município.

“O Pacto de Amizade com a cidade Soverzene será um marco para a cultura da cidade. O que eleva a admiração e formalização é a sua riqueza histórica e a oportunidade de cooperação para promover os costumes, história, tradições e cultura italiana que se instalaram por volta de 1880 quando famílias oriundas do Norte da Itália escolheram Cocal e a região Sul de Santa Catarina para viver. De Soverzene partiram muitas famílias, entre elas a Búrigo, que muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento econômico e cultural da nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Sobre Soverzene

Soverzene está localizada na margem esquerda da Piave, perto de Pian di Vedoja, na província de Belluno, na Itália. A notoriedade de Soverzene está ligada principalmente à grande usina hidrelétrica localizada dentro de uma cavidade escavada na rocha da montanha acima.

A paróquia foi construída apenas em 1975, mas anteriormente, a partir de 1977, tinha dignidade de uma curazia. A igreja é dedicada a São Lorezo Martire. O panorama artístico é completado por algumas importantes obras de madeira, incluindo um retábulo significativo. Apesar do seu tamanho modesto e uma população de cerca de 500 habitantes, Soverzene é o lar de algumas empresas industriais e artesanais que operam no setor de óculos, nos processos de galvanoplastia, construção, mercearia e catering. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito