Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cobertura especial da Som Maior e do 4oito mostra as manifestações deste 7 de setembro

Repórteres acompanham mobilização na BR-101 e nos municípios da região
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 07/09/2021 - 08:53 Atualizado em 08/09/2021 - 06:41
Fotos: Gregório Silveira/Letícia Ortolan/Heitor Araujo/João Zanini/Guilherme Nuernberg/Divulgação/4oito
Fotos: Gregório Silveira/Letícia Ortolan/Heitor Araujo/João Zanini/Guilherme Nuernberg/Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Rádio Som Maior e o portal 4oito fazem cobertura especial das manifestações deste dia de 7 de setembro, feriado em que se comemora a Independência do Brasil. 

Adelor Lessa e Denis Luciano comandaram programa ao vivo dos estúdios da Som Maior, enquanto a equipe de jornalistas acompanha a movimentação na BR-101 e em diversas cidades da região. O Portal 4oito fez ainda um minuto a minuto dos acontecimentos.

Os caminhoneiros do Sul do estado confirmaram ainda na semana passada. Entre as reivindicações está o impeachment de ministros do Superior Tribunal Federal (STF) e o voto impresso e auditável.

Além destas, municípios da região também deverão ter atos a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Em Criciúma, ele inicia às 9h e acontece na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações. Outras cidades também programaram as mesmas manifestações, entre elas Araranguá, Braço do Norte, Forquilhinha, Imbituba, Laguna, Morro da Fumaça, Tubarão, entre outras.

A cobertura do Portal 4oito segue durante todo o dia.

Detalhes da transmissão:

11:25

A cobertura do portal 4oito continua durante toda esta terça-feira, feriado de 7 de Setembro.

11:24

Postagem do presidente da República, Jair Bolsonaro na manhã desta terça-feira, 7 de setembro.

11:20

"O presidente (Jair Bolsonaro) mostra uma capacidade de mobilização que seus adversários ainda não conseguiram mostrar", fala o comentarista Upiara Boschi.

11:15

Jota Eder fala de Balneário Camboriú. "Aqui começou as 9h, atravessando o Centro da cidade. Muita gente na rua, mutios apoiadores do atual governo. O que me chamou ateção é muita gente de preto. Não sei se tem alguma relação. Pelo que vejo está muito longe de terminar. O barulho é grande, muita gente participando", relata.

11:13

"Muita gente em Brasília. É uma área muito grande, difícil de tomar. O que se vê é um clima mais tranquilo, menos acirrado. Aparentemente as coisas estão tranquilas. Não vejo sinal que possa ir para o descontrole. Não estamos repetindo 2013 quando as manifestações perderam o controle e vios prédios públicos tomados. Era contra um tudo que havia na política naquele momento", fala Upiara.

11:10

"Tudo transcorrendo tranquilamente em Florianópolis. Pelo país o tom é o verde amarelo, dentro da livre manifestação. Eu estava curioso pelo discurso do presidente em Brasília, mas a dificuldade de sinal lá não permitiu. Mas pelo que se sabe não foi um discurso incendiário. Na Avenida Paulista, segundo ele, o discurso deve ser mais robusto que aquele feito em Brasília", comenta Upiara Boschi à Som Maior.

11:04

Manifestantes na praça da prefeitura de Morro da Fumaça.

Vídeo: João Zanini/4oito.

 

11:01

"Muitos carros na manifestação de Morro da Fumaça", diz o jornalista João Zanini

10:59

Em Morro da Fumaça, carreata chega à praça da prefeitura, após percorrer algumas ruas da cidade. O jornalista João Zanini acompanha.

10:58

"No início da manifestação a Rua da Gente foi fechada e os veiculos estacionados no entorno do Parque das Nações. Devido à chuva forte, liberamos a Gabriel Zanette para as pessoas estacionarem no lado esquerdo. Agora estãos aindo e fazendo uma manifestação na avenida", comenta o coordenador de Trânsito da DTT, Thiago Fagundes.

10:58

"A manifestação na Rua da Gente está esfriando. Muitos pegando o carro e saindo pela Avenida Gabriel Zanette", fala o jornalista Heitor Araujo.

 

10:54

Na Amurel, a mesma situação de toda a manhã: sem bloqueio e trânsito normal. "Trânsito tranquilo, um pouco mais intenso que o início da manhã, mas fuindo normalmente", relata a jornalista Letícia Ortolan.

10:53

Em Araranguá, manifestantes se reúnem em um posto de combustível. Não bloqueiam a BR-101, nem as marginais. "Já falaram que não bloquearão mais. Somente estão fazendo um balanço da manifestação", fala o jornalista Gregório Silveira.

10:40

Trânsito segue tranquilo na BR-101, na Região de Laguna.

Foto: Letícia Ortolan/4oito.

10:39

Ato na Rua da Gente, em Criciúma.

Vídeo: Heitor Araujo/4oito.

 

10:26

Manifestação no município de Sangão.

10:22

Manifestantes deixam a praça de pedágio na BR-101, em Maracajá. Trânsito totalmente liberado. 

10:20

Carreata em Morro da Fumaça.

Vídeo: João Zanini.

 

10:12

Na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, em Criciúma, manifestantes iniciam os discursos. Além disso, um áudio do presidente Jair Bolsonaro é reproduzido. 

10:06

Carreata deixa o Bairro Naspolini, em Morro da Fumaça, em direção ao centro do município.

09:57

Três cancelas liberadas na praça do Pedágio no Extremo Sul: duas no sentido Sul e uma no sentido Norte.

09:56

"Agricultores que estão na manifestação relatam dificuldades em se manter no campo pelo preço dos insumos e dos combustíveis", fala Gregório.

09:55

"Princípio de tumulto porque o condutor de um carro passou xingando os manifestantes", fala o jornalista Gregório Silveira, que acompanha a manifestação na Amesc. 

 

09:53

Trecho da BR-101 na Amurel, sem identificação de manifestação. "Poucos veículos na pista", relata a jornalista Letícia Ortolan.

 

 

09:49

Manifestação na BR-101, em Joinville, no Norte do estado.

Foto: Lucas Koehler/O Município Joinville

09:47

A manifestação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, neste 7 de Setembro.

09:46

"Apesar de todos os desmandos, nós acreditamos no Brasil e vamos lutar até o final", completa Julia Zanatta.

09:45

Julia Zanatta, que participa dos atos de 7 de Setembro em Brasília, fala à Som Maior. "Ontem foi emociante, um mar de bandeiras. O Eduardo (Bolsonaro), foi ovacionado pelo povo. Que político hoje pode andar no meio do povo como Eduardo Bolsonaro e o presidente", comentou. 

09:43

"Por mais que Moisés tenha feito gesto de aproximaçaõ de Bolsonaro, ele não teve reciprocidade. Ele dá declarações sem muita contundencia. Ele não vai entrar a discurso como Dória, Eduardo Leite, mas não vai virar um Bolsonarista como teve quando foi candidato a governador", comenta Upiara Boschi.

09:31

Carreata em Forquilhinha.

Foto: Guilherme Nuernberg.

09:30

Manifestantes na Rua da Gente, em Criciúma.

Foto: Heitor Araujo

09:30

Mobilização na Rua da Gente, em Criciúma.

Foto: Heitor Araujo

09:29

"Primeiro lugar liberdade. temnos que lutar por nossa liberdade. Antes que perca a nossa liberdade, temos que lutar. passei pelo Regime Militar e sei como é. Não é isso que falam. Não sercearam a nossa liberdade em nada naquela época",  conta um dos manifestantes, 

09:27

Mobilização na Rua da Gente, em Criciúma iniciou às 7 da manhã. "Começou tímida, não sei se a chuva afastou, mas agora começa a ter mais gente. Os manifestantes ficarão por aqui mesmo, não saírão em carreata. Há música de apoio ao presidente Bolsonaro, faixas pedindo liberdade, que os minsitros do STF sejam presos", relata o jornalista Heitor Araujo. 

09:26

Na SC-443, no bairro Naspolini, em Morro da Fumaça, há concentração de caminhões, famílias, pessoas em seus carros, relata o jornalista João Zanini.

Um dos organziadores, Renato Zaccaron, fala de algumas das motivações. "Queremos transparência nas eleições com o voto auditável e impoeachment dos ministros do STF", diz.

Segundo ele, uma carreata será feita pelo município até a prefeitura, onde ocorrerá a concentração. Há em torno de 50 carros no ato neste momento.

09:22

Em Forquilhinha, uma carreata é realizada com cerca de 70 veículos. "Farão circuito pelas ruas do município, encontrarão outro grupo no centro. Alguns esperam ir à Criciúma, outros acreditam que fica somente na cidade", diz o jornalista Guilherme Nurenberg.

09:21

A BR-101 em Santa Catarina tem dois bloqueios no Norte do estado: em Garuva e em Joinville

09:21

Governador Carlos Moisés da Silva se manifestou em suas redes sociais sobre o Dia da Independência.

09:15

Da Amurel, a jornalista Letícia Ortolan relata que a situação está tranquila. Sem bloqueio da pista. "Sem identificação de manifestação por enquanto", diz.

09:12

"A manifestação está crescendo. São em torno de 300 pessoas com a bandeira do Brasil e cantando o Hino Nacional", diz o jornalista Gregório Silveira.

09:10

Polícia Rodoviária Federal monitora a manifetsação na Amesc.

09:09

Duas cancelas liberadas no pedágio do Extremo Sul. Uma para o Norte e uma para o Sul.

09:08

"Vários quilômetros de fila. PRF negociou com os manifestantes para liberar algumas ambulâncias. Manifestação pacífica até o momento", relata o jornalista Gregório Silveira.

09:06

Segundo Ferraz, mais de 100 pessoas estão no ponto bloqueado em Maracajá, Manifestação deve permanecer durante todo o dia, segundo ele.

09:06

BR-101 bloqueada em Maracajá, no Extremo Sul. Representante dos motoristas, Jair Ferraz fala que carros da saúde e caminhões com cargas vivas e percíveis são liberadas. "É uma paralisação. Não entendam como greve. Sete de Setembro vai ficar para a história, porque o Brasil está todo parado", disse ao jornalista Gregório Silveira.

09:00

No estúdio, Adelor Lessa e nas ruas uma equipe de jornalistas acompanha as manifestações.

08:59

Acompanhe pelo 4oito e Som Maior os atos deste dia 7 de Setembro. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito