Mais de 1,8 milhão de brasileiros já iniciaram o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo novo modelo digital do Governo Federal. Santa Catarina também figura entre os estados com adesão ao novo modelo, somando mais de 55 mil processos de habilitação já iniciados, impulsionados pela possibilidade de abrir todo o procedimento pelo aplicativo CNH do Brasil.
Os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram que o novo sistema superou com folga o modelo tradicional feito nos Detrans. A principal vantagem é a digitalização das etapas, incluindo o acesso ao curso teórico gratuito.
Leia mais sobre CNH:
- O erro comum que pode levar à suspensão da CNH
- CNH muda ainda nesta semana e processo para tirar habilitação fica mais simples
- Contran põe fim à obrigatoriedade de aulas em autoescolas para CNH
Novas regras da CNH já valem no Rio Grande do Sul
A partir desta segunda-feira (5), candidatos do Rio Grande do Sul já podem iniciar a habilitação com as novas regras. O curso teórico deixou de exigir carga horária mínima presencial e as aulas práticas foram reduzidas para duas horas, no mínimo.
O processo começa pelo aplicativo CNH do Brasil, seguido de exames médicos e psicológicos no CFC. Após a prova teórica, o candidato agenda as aulas práticas e o exame de direção. A possibilidade de aulas com instrutores autônomos ainda depende de regulamentação.
Santa Catarina terá prazo para adaptação
Em Santa Catarina, as mudanças ainda não entraram em vigor. O Conselho Estadual de Trânsito (Cetransc) definiu um prazo de até 180 dias para que o Detran/SC e as autoescolas se adequem às novas regras. Até lá, seguem valendo os procedimentos atuais.
A medida tem apoio das autoescolas, que defendem uma transição segura e organizada. Segundo o Governo Federal, o novo modelo pode reduzir em até 80% o custo da CNH no país.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!