Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Clubes de Matemática proporcionam interação para os alunos em Criciúma

De forma online, a coordenação do clube desenvolve atividades de diversão e também de conhecimentos para os estudantes
Por Redação Criciúma, SC, 14/07/2020 - 19:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nova forma de aprender por meio da diversão é um dos objetivos do Clube de Matemática da Secretaria Municipal de Educação. Os 450 alunos, do 6º ao 9º ano, que participam do projeto recebem uma atividade, semanalmente, por meio do Google Classroom no contraturno escolar. Nessa semana, o desafio dos estudantes foi montar um avião de papel. Além de montar, os alunos precisam calcular o tempo de voo, distância e desenhar a trajetória do objeto.

“O nosso objetivo é de envolver os estudantes no projeto, manter este vínculo com os alunos. A participação é de forma opcional. As atividades não são voltadas para os conteúdos, mas é uma proposta de diversão e interação para os alunos e também para conhecer conteúdos matemáticos”, relatou a coordenadora do Clube de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski. As atividades são desenvolvidas por ela e pela professora de matemática, Paula Roque Machado Covre.

A coordenadora salienta que, como atividade do avião de papel, é uma forma de distração, mas algumas tarefas são apresentadas os conteúdos matemáticos e o aluno responde um questionário relacionado aos componentes. O Clube de Matemática conta com a participação de 27 escolas municipais e sala de aula virtual é dividida em tópicos: sala de estudo, problemas matemáticos e campeonatos de Cubo Mágico e Othello.

“Precisamos ser criativos e nos reinventar todos os dias na área da Educação, principalmente agora, com o momento que estamos vivendo. Os nossos alunos estão em casa desde maço, com atividades remotas, mas também precisam de diversão e é isso que queremos promover, que eles possam se divertir com o Clube de Matemática”, ressaltou a secretária municipal de Criciúma, Cristiane Uliana Fretta.

Campeonato de Cubo Mágico e Othello

Outra iniciativa do clube é o Campeonato de Cubo Mágico e Othello de forma online. “Tem um site que conseguimos criar o campeonato de Othello e os alunos, que queiram participar, precisam fazer a inscrição no site. Já o campeonato de Cubo Mágico, os alunos irão gravar um vídeo montando para saber quem foi o mais rápido”, explicou a coordenadora.

Como os alunos não estão sendo avaliados, cada atividade finalizada o estudante ganha uma mathcard, que conta pontos para ele e para o seu Clube de Matemática. A carta tem pontos para agilidade, criatividade e desempenho. Esta iniciativa é a primeira missão da gincana dos Clubes de Matemática das escolas municipais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito