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Ciretran volta a atender com série de cuidados

Atendimento no órgão somente sob agendamento
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 04/05/2020 - 16:11
Fotos: Marciano Bortolin / 4oito
Fotos: Marciano Bortolin / 4oito

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O Ciretran de Criciúma voltou a atender nesta segunda-feira, 4, com uma série de mudanças devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Talvez a maior diferença seja o atendimento mediante agendamento. Quem ir ao local sem este agendamento, realizado pelo site do Detran, não será atendido. “O atendimento dos Ciretrans está condicionado a este agendamento no site do Detran, onde as pessoas fazem o agendamento para aquilo que necessitam ser atendidas. Neste primeiro momento a gente pede bastante paciência para a população, pois é uma situação nova para todo mundo em que muitas situações vão acabar se apresentando no nosso dia a dia, como o travamento do sistema, enfim é tudo muito novo e, como existe uma demanda muito grande, isso pode ter alguns problemas e a gente vai tentar ir solucionando. Mas, a partir de hoje (segunda-feira), todos os atendimentos dos Ciretrans, não só em Criciúma, mas em todo o estado, estão condicionados a este agendamento”, comenta o Delegado Regional, Vitor Bianco Junior.

A iniciativa é para que não ocorra aglomerações dentro da unidade. “É para evitar também que as pessoas fiquem muito tempo aguardando os atendimentos”, diz Bianco, acrescentando que outra mudança é a redução na quantidade de atendimentos diários. “Fazíamos cerca de mil atendimentos e vamos cortar pela metade. Vamos ter que fazer no máximo 50% destes atendimentos. O que vai reduzir bastante, mas tudo previamente agendado. As pessoas que tiverem alguma situação para resolver na parte de trânsito e têm que ir até um Ciretran, têm que fazer o agendamento, caso contrário eles não serão atendidos. Podem procurar um despachante para auxiliá-los na busca de solução para o problema”, ressalta.

Já no protão do Ciretran, foi montada uma estrutura que o delegado chama de tenda de triagem para identificar se as pessoas que buscam o atendimento efetuaram o agendamento. Na grade do local, um cartaz com QR Code direciona para o site do Detran. Basta utilizar a câmera fotográfica do smartphone. “Caso a pessoa esteja com o agendamento realizado, é liberada a entrada no prédio mediante o uso de máscara. Depois higieniza as mãos com álcool para ser atendido com maior segurança para ela e para o servidor que vai fazer o atendimento. Toda esta sistemática é para preservar as pessoas e os servidores que aqui estão, até porque, se nós tivermos um servidor contaminando, infelizmente nós teremos que fechar a unidade por mais 14 dias. Estamos tomando todas as medidas possíveis para que tenhamos o mínimo de possibilidade de contágio dos nossos servidores, pois é um dos locais que mais circula pessoas diariamente em Criciúma”, relata.

O primeiro dia de trabalho após o retorno é tranquilo e dentro da normalidade, revela Bianco. “Tudo tranquilo, graças a Deus. Pedimos paciência para a sociedade, para os cidadãos que precisam dos trabalhos. É uma situação nova para todos nós que exige uma mudança de hábitos muito grande. São novos hábitos para mantermos os trabalhos funcionando normalmente na medida do possível. Com número de servidores reduzido e, havendo o contágio de algum, a gente pode repor estas peças futuramente”, finaliza.

Os agendamentos podem ser feitos ainda pelo aplicativo Detran Digital que está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, ou por meio de despachantes ou de Centros de Formação de Condutores (CFC). Já para o atendimento presencial das entidades credenciadas, no Detran, Ciretran e Citran do estado, deve ser feito o agendamento por e-mail à unidade desejada. No campo assunto deve conter “Solicitação de Atendimento Presencial”. 

Tags: coronavírus

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