Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Circuito sul catarinense de surf terá duas etapas no Rincão

Atividades da temporada começam em meados de janeiro
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 26/12/2019 - 17:15 Atualizado em 26/12/2019 - 17:34
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Município litorâneo geralmente tem a pesca como uma das bases da economia e também o surf como um dos esportes mais populares. No Balneário Rincão, as ondas são boas alguns dias e nos outros nem tanto. O surfista Ricardo Martins, presidente da Associação Sul Catarinense de Surf (Ascas), esteve no Som Maior Verão e falou sobre a modalidade.

“Cada praia tem a sua característica, algumas são de vento sul e outras são de ventor nordeste, a nossa o vento ideal seria de oeste, vindo da serra. Como é aberto, dá menos dias de ondas boas, mas quando acontece, é uma onda internacional”, destalhou. Ele surfa há mais de 40 anos nas ondas do Rincão.

As características da praia ajudam a definir os tipos de onda. “O Rincão é uma das praias que tem ondas muito boas, mas não tem constância, porque o mar é aberto, então mexe a bancada de areia, quando tem onda boa aqui, pode ter certeza que é a melhor do estado”, citou.

Experiência internacional

“Eu já passei muito sufoco surfando aqui na plataforma e também no Havaí, eu fiquei lá por oito temporadas. Por lá tem tudo o que é tipo, desde ondas para crianças, eu surfei uma onda de 7 metros, hoje surfam ondas de 20 metros, aqui já deu de 3 a 4 metros, todo ano, uma ou duas vezes, isso acontece por aqui”, disse Martins.

A programação do surf em 2020

Em janeiro e fevereiro serão realizadas etapas da competição organizada pela Associação de Surf. Os melhores serão classificados para uma competição envolvendo associações. Tudo acontecerá na região próxima a plataforma norte.

- Dias 11 e 12 de janeiro: primeira etapa do circuito Ascas 2020;

- Dias 15 e 16 de fevereiro: segunda etapa do circuito Ascas 2020.

Em 18 de janeiro tem o segundo encontro de gerações. “É uma confraternização aberta ao público com inscrições gratuitas, será um dia de homenagens aos surfistas que fizeram história no sul do país”, contou o surfista.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito