Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Circuito Sesc Udesc de Artes Cênicas e Música chega a 15 cidades

"Violões da Udesc” será apresentado no Sesc Criciúma no domingo
Por Redação Criciúma, SC, 09/07/2019 - 13:43 Atualizado em 09/07/2019 - 14:46
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Até o dia 27 de julho o 2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música levará apresentações gratuitas para 15 cidades catarinenses. O projeto é uma parceria entre Sesc e Udesc, fruto do convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística nas áreas de extensão e cultura, firmado pelas duas instituições, em 2016. O objetivo é promover a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da Udesc na programação do Sesc e realizar projetos conjuntos de formação artística.

Nesta segunda edição do evento, dois projetos de música e dois de teatro, formados essencialmente por alunos e professores da Udesc, percorrem as cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Tijucas e Tubarão. São eles: “BigBandUdesc”, “Violões da Udesc”, "Coro dos Maus Alunos" e “Poeira”.

Cada grupo irá realizar apresentações acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes. A circulação tem como objetivo contribuir com a formação dos acadêmicos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica.

“A circulação das produções de artes cênicas e música, frutos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem também como objetivo estimular o conhecimento e colocar a arte e a universidade em relação mais próxima com a comunidade. A parceria entre o Sesc e a Udesc, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização dos acadêmicos envolvidos no projeto”, salienta Kamila Debortoli, analista de Programação Social – Cultura do Sesc Santa Catarina.

“Violões da Udesc”

O “Violões da Udesc” chega à  Criciúma no dia 14, às 18h30min, no Auditório Sesc. Os alunos do bacharelado em Música com opção em Violão apresentam um concerto de música do século XX para as formações de duo e camerata de violões. No programa, estão obras de Mario Castelnuovo-Tedesco, Igor Stravinsky, Maurice Ravel e Jorge Cardoso. A primeira parte do concerto traz uma das obras-primas escritas originalmente para duo de violões – Os Violões Bem-Temperados, do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). O título faz alusão ao Cravo Bem-Temperado, conjunto de prelúdios e fugas em todas as tonalidades maiores e menores escrito por Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Os alunos Alejandro Jara, Igor Tomé, Jari Amorim e Luigi Brandão revezam-se para apresentar seis pares de prelúdios e fugas. Na segunda parte, a Camerata de Violões da UDESC apresenta arranjos de peças de três compositores – Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e Jorge Cardoso (1949-). Os três arranjos foram escritos para quarteto de violões por Orlando Fraga, sendo os dois primeiros originais para pequena orquestra, o último para violão solo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito