Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cinco novos diáconos serão ordenados na Diocese de Criciúma

Cerimônia, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, será transmitido pelas redes sociais
Por Redação Criciúma, SC, 01/03/2021 - 15:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Diocese de Criciúma celebra, nesta sexta-feira, 5, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, a Missa com rito de Ordenação Diaconal de cinco seminaristas diocesanos. Claiton Silva da Conceição, Davi Paulo Coelho, Fernando dos Santos de Oliveira, Marciel Rosa da Silva e Tiago Marcelino Comin serão ordenados pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach sob o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”, extraído do Evangelho de João (Jo 2, 5).

“Ser diácono é o primeiro passo da consagração presbiteral, é dar um sim de uma entrega total a Deus. É manifestar no nosso interior o desejo de servir a igreja e aos irmãos”, afirma o seminarista Claiton, 33 anos. Depois de alguns anos de estudos e vivências pastorais, os jovens se preparam para o momento sagrado após já terem realizado o rito de profissão de fé e juramento de fidelidade. “O desejo pela vocação é sempre um mistério, em um determinado momento da nossa vida Deus fala. Quando senti esse instante, intensifiquei minhas orações e fui recebendo o convite para viver a experiência em que Ele segue me conduzindo”, destaca Marciel, 31 anos.

O seminarista Davi, 31 anos, afirma que a alegria e expectativa para o momento é grande e que a ordenação diaconal é mais um passo importante para vivenciar o desejo de Cristo. “A vocação é sempre um chamado ao serviço, um passo para estar mais próximo da Palavra de Deus servindo a igreja e as pessoas, peço que rezem por mim e meus irmãos de diaconato e contem com nossas orações”.

Para o jovem Tiago, 30 anos, a gratidão a Deus e a todos que o acompanharam nessa caminhada é motivo de muita felicidade. “Aos 20 anos eu comecei a frequentar a igreja através de um grupo de jovens e fui conhecendo o amor místico de Jesus, nesse descobrir eu também fui trilhando e pensando na caminhada vocacional e em 2013, aos 23 anos, ingressei no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, dando início a minha caminhada formativa em que Deus segue me confirmando nesse chamado”, relembra.

Fernando, 26 anos, lança um convite a todos para rezarem e acompanharem esse momento de alegria. "Ao se aproximar a ordenação diaconal o nosso coração transborda de alegria para viver esta nova etapa de serviço a igreja de Cristo. E também lanço um convite, para que pensem na vocação sacerdotal e na consagração da vida a Deus, que tenham coragem para fazer essa experiência de discernimento. Peço também que rezem conosco acompanhando pelas redes sociais nossa ordenação, certamente será um momento de muita graça para as nossas vidas, de nossas famílias e de toda a diocese".

Transmissão ao vivo

Por conta das restrições da pandemia, a Diocese de Criciúma transmitirá a ordenação em suas redes sociais, a partir das 19h30min. A página no Facebook pode ser acessada no endereço facebook.com/diocese.criciuma ou pelo Instagram com o perfil de mesmo nome.

Mais sobre os candidatos ao diaconato

Claiton Silva da Conceição

O seminarista Claiton nasceu em Içara/SC, em 22 de setembro de 1987. Filho de Giovana Silva da Conceição e Luciano Martinhago da Conceição, é irmão de Kamila Silva da Conceição. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Santa Bárbara, do bairro Aurora, pertencente à Paróquia São Donato, em Içara/SC. Em 2012, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2014 a 2016, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. De 2017 a 2020 estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias Divino Espírito Santo (Camboriú/SC), Paróquia Santo Antônio de Pádua (Piçarras/SC), Paróquia São Francisco de Assis (Palhoça/SC), Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Maracajá/SC) e Paróquia São Miguel (Içara/SC). Atualmente, Claiton faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Forquilhinha/SC.

Davi Paulo Coelho

O seminarista Davi nasceu em Araranguá/SC, em 05 de abril de 1989. Filho de Ênio dos Santos Coelho e de Ana Vanilda Paulo. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Morretinho, pertenente à Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio/SC. Posteriormente passou a fazer parte da comunidade Santa Paulina, pertencente à paróquia São João Paulo II, na mesma cidade. Em 2012, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2013 a 2015 estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2016 a 2020, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagem pelas paróquias  São Pedro (Itajaí/SC),  São Pedro de Alcântara (Guaramirim/SC), São João Batista e São Judas Tadeu (Palhoça/SC),  São Miguel Arcanjo (Içara/SC) e Santa Bárbara (Criciúma/SC). Atualmente, Davi faz estágio pastoral na Paróquia Santa Terezinha, em Jacinto Machado/SC.

Fernando dos Santos de Oliveira

O seminarista Fernando nasceu em Criciúma/SC, em 26 de janeiro de 1993. Filho de Pedro Paulo de Oliveira e de Maria Nazaré dos Santos. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Santa Rita de Cássia, bairro Presidente Vargas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Criciúma/SC. Em 2011, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2013 a 2016 estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2017 a 2020, estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne  passagem pelas paróquias  Santa Teresinha do Menino Jesus (Brusque/SC),  Nossa Senhora do Rosário (Gaspar/SC), São Sebastião (Tijucas/SC),  Santo Antônio de Pádua (Sombrio/SC), Sagrados Corações (São José/SC), Nossa Senhora da Conceição (Maracajá/SC) e Santo Antônio (Criciúma/SC). Atualmente, Fernando faz estágio pastoral na Paróquia São Francisco de Assis, no Balneário Rincão/SC.

Marciel Rosa da Silva

O seminarista Marciel nasceu em Sombrio/SC, em 14 de novembro de 1989. Filho de Dilane de Sousa Rosa e Valderino Teixeira da Silva, é irmão de Marcelo Rosa da Silva, Talia Rosa da Silva, Leonardo Rosa da Silva e Nathalia Rosa da Silva. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Sagrado Coração de Jesus, comunidade Retiro da União, pertencente à Paróquia São João Paulo II, da cidade de Sombrio/SC. Em 2013, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2014 a 2016, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2017 a 2020 estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias, São Sebastião (Tijucas/SC), Paróquia Santa Terezinha (Brusque/SC), Paróquia Santa Rosa de Lima (Santa Rosa do Sul/SC) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Urussanga/SC). Atualmente, Marciel faz estágio pastoral na Paróquia São Donato, em Içara/SC.

Tiago Marcelino Comin

O seminarista Tiago nasceu em Criciúma, em 01 de abril de 1990. Filho de Sergio Luiz Comin e Maria Rosinete Marcelino. Deu seus primeiros passos na fé na comunidade Nossa Senhora da Consolata, bairro Morro Estevão, que pertence à Paróquia São Paulo Apóstolo, em Criciúma/SC. Em 2013, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza/SC. De 2014 a 2016, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque/SC. De 2017 a 2020 estudou Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor em Florianópolis/SC. Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias, São Sebastião (Tijucas/SC),  Paróquia São Pedro (Gaspar/SC), Paróquia São Francisco de Assis (Palhoça/SC) e Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul/SC). Atualmente, Tiago faz estágio pastoral na Paróquia Sagrado Coração, em Forquilhinha/SC.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito