Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

'Cerâmica Além da Visão' promove bem-estar e vivências terapêuticas a deficientes visuais 

Prática do artesanato desenvolvida pela Satc há 15 anos, faz parte da rotina semanal dos alunos 
Por Redação Criciúma, SC, 19/06/2023 - 20:00
Foto: Divulgação/ Satc
Foto: Divulgação/ Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O tato é um importante sentido para quem possui deficiência visual, visto que, é responsável por diferentes sensações, pela locomoção e capacidade de diferenciar texturas. E também é o encarregado por transmitir um carinho, como o abraço por exemplo. Para proporcionar novas experiências nesse contexto, a Satc vem realizando ao longo de 15 anos o projeto 'Cerâmica Além da Visão', que promove bem-estar e vivências terapêuticas para os alunos. A prática do artesanato e de utilizar as mãos para criar algo, faz parte da rotina dos praticantes semanalmente. 

O acolhimento e a atenção praticada pelo professor Josimar da Cruz, fez com que Daniela Stols Fortunato ingressasse no projeto. "Vim para as aulas de cerâmica através dos meus amigos que me incentivaram, falaram que aqui a gente se sente bem. Então, comecei esse ano e nunca mais parei de vir. O professor nos oportunizar fazer peças manuais quanto no torno de molde, assim podemos criar coisas bem criativas", conta. 

Praticante da atividade há mais de 10 anos, Marilete Vatentim Candido, diz que a proposta da Satc é uma terapia, lazer e um momento de relaxamento para os deficientes visuais. "A cada aula eu aprendo mais e algo novo, mesmo estão aqui a bastante tampo. Fazer esse trabalho manual é uma forma de tirar o estresse, de não ficar parada fazendo só coisas em casa. Aqui a gente canta, conversa com os amigos e faz esse lindo trabalho com a cerâmica", enfatiza. 

Projeto Social 

Para o desenvolvimento do Projeto Social, a Satc percebeu que as pessoas com deficiência visual precisam ter a possibilidade de participar de atividades, aprimorar habilidades, do mesmo modo, a aprenderem as técnicas de cerâmica e de estarem inseridos no meio escolar. Consequentemente, trazer autonomia, independência, autoestima e valorização desses alunos. 

"Essa iniciativa para os ceramistas e para a Satc foi e segue sendo tão significativa que se mantém a tantos anos. E por sermos uma instituição de ensino, sentimos que os alunos possuem essa necessidade de participar de uma atividade como essa. A cerâmica é um material vivo, que usa os quatro elementos, terra, água, fogo e ar, e tudo isso mexe com as emoções das pessoas que estão em contato com a argila', explica o professor de Cerâmica, Josimar da Cruz.  

A possibilidade em participar de novas vivências faz com que cada aula seja diferente. "Eu sempre gostei de artesanato, então mexer com barro está sendo uma experiência única para mim, eu gosto muito e pretendo nunca mais parar. Aqui consigo expressar a minha arte, com os materiais que produzo. Minhas últimas peças foram uma folha com caracol em cima, uma abobrinha e um coração, onde o professor me ajudou a deixar uma mensagem", relata Daniela.  

Além das aulas serem gratuitas, todos os materiais fornecidos para a confecção das peças são de doações de empresas parceiras da Satc. "Para a criação dos objetos usamos a argila, esmaltes e corantes para a decoração, e todo material fornecido vem de instituições que apoio essa iniciativa", destaca o professor.  

Exposição 'Cerâmica Além da Visão' 

No mês de agosto, o grupo de oito alunos ceramistas farão uma exposição das suas peças produzidas ao longo do ano. "Faremos uma amostra no nosso ateliê com os objetos criados pela turma toda e também teremos a apresentação do grupo cantando uma música que tem forte ligação com a cerâmica", finaliza Cruz. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito