Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CER da Unesc reúne gestores e profissionais de saúde em evento

Escola de Gestores aborda os serviços da Rede de Atenção à Saúde
Por Redação Criciúma, SC, 07/05/2019 - 17:36 Atualizado em 07/05/2019 - 17:37
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc recebe nesta terça-feira, 7, gestores e profissionais de saúde que atuam nos municípios das regiões de Criciúma e de Araranguá, para um encontro dentro da Escola de Gestores. O objetivo é de orientar os serviços da RAS (Rede de Atenção à Saúde) para suporte, apoio e continuidade das terapêuticas na reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual.

A Escola de Gestores do CER está sendo realizada pela primeira vez e tem como objetivo principal alinhar junto com os municípios, hospitais, Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AMA (Associação de Amigos do Autista), secretarias de Educação e de Saúde o fluxo de acessibilidade ao CER.

Serão cinco encontros durante o ano: dia 11 de junho, sobre protocolo clínico das deficiências físicas; 6 de agosto, sobre protocolo clínico da deficiência intelectual e autismo; em 3 de setembro, o assunto será estomaterapia e finalizando a programação de 2019, no dia 8 de outubro, com Pedia Suit, aplicação de toxina botulínica e demais temáticas.  

A coordenadora do CER Unesc, Mágada Tessmann, comenta que a definição da Escola de Gestores ocorreu a partir da identificação de uma necessidade no planejamento estratégico realizado em dezembro de 2018. “Um levantamento verificou que 80% dos usuários do CER são de Criciúma, mas temos mais 26 municípios e por algum motivo, que pode ser  desconhecimento do trabalho do CER, os pacientes de outros lugares não estão usufruindo como poderiam dos serviços oferecidos”.  

Para iniciar essa inteiração com os municípios, a Escola de Gestores, trouxe, no primeiro momento uma dinâmica para que os participantes se conhecerem e depois, a apresentação dos fluxos do Centre Especializado em Reabilitação. “O CER é um dos pontos da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Ele faz a reabilitação. Quando o paciente tem alta hospitalar, precisa procurar o CER em até dois meses, já que após seis meses o problema já se torna crônico e reduz muito as possibilidades de reabilitação. O objetivo do CER é devolver a autonomia da pessoa, dentro dos limites de cada paciente”, afirma.

Implantando na Unesc em 2014, por meio de uma parceria com a Amrec e a Amesc, por meio da Secretaria de Saúde de Criciúma, o CER atendeu, de 2014 a 2018, 64.946 atendimentos para pacientes com AVE (Acidente Vascular Encefálico Isquêmico e Hemorrágico), trauma raquimedular, amputações, traumatismo cranioencefálico e autismo.  

Além de atendimento clínico, a equipe multiprofissional do CER realiza visitas domiciliares e escolares e fecha diagnósticos de autismo, oportuniza aos pacientes participarem do Grupo de Voz, Grupo de Mobilidade Física Reduzida, Grupo de Estomizados e oferece capacitação para que as pessoas possam dar continuidade ao tratamento que foi realizado pelo CER quando o paciente encerra o período de até sesis meses de atendimentos no CER e retorna para ser atendido no município.

A abertura do primeiro encontro da Escola de Gestores contou com a apresentação do Grupo de Voz do CER – Professor João Monteiro e com a presença da representante da Secretaria de Saúde de Criciúma, Letícia de Oliveira Rodrigues; da secretária de Saúde de Siderópolis, representando o Colegiado de Saúde da Amrec, Gláucia César Périco; a secretária de Saúde de Meleiro, representando o Colegiado de Saúde da Amesc, Elixsandra da Silva Mota; da coordenadora da Rede de Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde, Jaqueline Regiatto.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito