Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Central de Atendimento à Mulher registrou mais de 1,3 milhão de chamadas em 2019

Número foi superior em quase 8% em relação a 2018
por Agência do Rádio Brasília - DF , 01/06/2020 - 19:48
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um balanço divulgado na última semana (29) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostrou que mais de um milhão e trezentas mil ligações foram feitas, no ano passado, para a Central de Atendimento à Mulher. 

Os números mostram um aumento de 7,95% em relação a 2018. De acordo com os dados, as ligações mais comuns para o 180 são para denunciar violência doméstica e familiar, com mais de 78%. Desse total, 61% são por violência física, quase 20% por violência moral e 6,11% por tentativa de feminicídio. 

O levantamento mostra também que o perfil de mulheres que mais fazem as ligações é de pardas e com idade entre 25 e 30 anos. Nos registros, constam que mais de 33% dos agressores são companheiros, 17,94% são ex-companheiros e 12% são cônjuges. 

O tempo médio para ser atendido pelo canal é de quatro segundos e a duração de chamadas dura pouco mais de três minutos. Segundo o ministério, o objetivo desse balanço é subsidiar o governo na elaboração de políticas públicas para o combate à violência contra a mulher. 

O telefone 180 é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. As ligações podem ser feitas pelo celular e pelo telefone fixo. O atendimento é feito apenas por mulheres e é confidencial. A central registra denúncias de violações dos direitos das mulheres, encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. Também tem a função de orientar mulheres em situação de violência e direcioná-las aos serviços especializados da rede de atendimento.

Se você é vítima de violência ou conhece quem seja, ligue para o 180 e denuncie. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito