Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Celesc preparada para garantir energia na temporada de verão

Órgão atende grande parte da faixa litorânea do estado e conta com planejamento para evitar quedas de energia
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 27/12/2019 - 14:31 Atualizado em 27/12/2019 - 14:34
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O verão tem registrado altas temperaturas na região. Junto aos elevados índices do clima, a utilização de ventiladores, aparelhos de ar condicionado, freezers e outros eletrodomésticos aumentam a carga e o consumo de energia elétrica. Quedas de energia ou problemas na rede que aconteciam anos anteriores não voltarão a ocorrer, isso porque a Celesc está preparada para fazer uma boa temporada. O órgão conta com o efeito ampliado e redirecionado, prontos para a operação e manutenção da rede elétrica. 

Desde setembro, o órgão iniciou um planejamento para o verão. "Traçamos metas e objetivos para fazer uma boa temporada. Fizemos um mapeamento das regiões e de suas as necessidades. Realizamos também a distribuição com equipes adicionais para as regiões das praias de Balneário Gaivota e Arroio do Silva, que também são áreas atendidas pela Celesc", coloca o chefe da divisão técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande. 

De acordo com Casagrande, o consumo é diretamente proprocional a alta temperatura. "Preparamos um plano de redução de impacto no caso de desligamento da rede, com monitoramento 24 horas por dia e equipes preparadas para os acontecimentos pontuais", comenta. 

 O efetivo das equipes ainda contam com empresas terceirizadas, prontas para atender tanto na operação quanto na manutenção. "Concentramos mais nas regiões onde os problemas são mais comuns", coloca. "Essa é uma operação desencadeada em toda Santa Catarina e estamos com a infraestrutura preparada", completa. 

Casagrande ainda pontuou sobre os problemas internos das residências na região litorânea. "Acabamos atendendo tanto o externo quanto o interno, pois muitos veranistas passam o ano inteiro com as suas casas fechadas e chegam no verão com problemas internos na intalação", comenta. 

Conforme ele, no período do Natal até o dia 5 de janeiro, a carga é relativamente baixa. "As empresas param esse período, o que favorece o desempenho do sistema elétrico. A partir dessa data o sistema volta ao normal", explica.

A única preocupação ainda é com as tempestades, mas Casagrande coloca que a equipe também está preparada para atender essas ocorrências. 

Horário de verão não altera o consumo de energia 

O presidente Jair Bolsonaro decretou em abril o fim do horário de verão. A mudança não afeta diretamente o consumo de energia. "O que acontece é que no horario de verão há um deslocamento da carga total do sistema e esse consumo não coincide com a energia pública. O que tem ocorrido agora com o fim do horário de verão é uma redistribuição da carga total do sistema", explica Casagrande. 

Conforme ele, a medida facilita a gereção e distribuição de energia. Além disso, o Sul do país não sofre tanto impacto, já que conta com um sistema robusto de atuação. 

Tags: celesc energia

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito