Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cavalo e o respeito aos adversários vencidos

Para quem questiona a qualidade de Londrina, Boa e São Bento, técnico do Criciúma responde: "tem que respeitar"
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/08/2020 - 22:55 Atualizado em 24/08/2020 - 23:00
Roberto Cavalo e a vitória do Tigre / Fotos: Celso da Luz / Criciúma EC
Roberto Cavalo e a vitória do Tigre / Fotos: Celso da Luz / Criciúma EC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma tem duas vitórias - contra Boa Esporte e São Bento - e um empate - diante do Londrina -, soma sete pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo B da Série C. Mas há quem questione a qualidade dos adversários até aqui enfrentados no Campeonato Brasileiro. "Na minha opinião, o Criciúma pegou os três piores times até aqui", apontou o comentarista João Nassif, do Timaço da Rádio Som Maior, após os 3 a 1 do Tigre sobre o São Bento na noite desta segunda-feira, 24, no Heriberto Hülse.

"Estamos jogando com times que estiveram na B como nós, e que não vão jogar aqui e jogar pouco. Jogaram bem, nós fomos melhores. Respeito acima de tudo", respondeu o técnico Roberto Cavalo. "Vamos respeitar e impor ritmo forte", completou.

Confira também - Uma vitória com sabor de liderança

Para o treinador, a vitória da noite desta segunda foi muito importante para a campanha no Brasileiro. "Foi muito importante a vitória, jogar dentro de casa contra um time que vem de São Paulo, tivemos dificuldades mas tenho que parabenizar o nosso grupo. Jogou bem, teve posse de bola, não é fácil fazer três gols em qualquer time", avaliou. "Começamos bem, tivemos segurança. No intervalo corrigimos alguns erros, conseguimos fazer 3 a 1, a vitória foi muito importante nesse momento da competição", emendou.

Mexeu e ganhou

As mudanças do segundo tempo foram determinantes para a garantia dos três pontos. "Conversei bastante com o Wilsão a respeito de dois meias ou dois atacantes de velocidade, deixamos mais um pouco para ver se o São Bento mexeria, mexeu. Daí tiramos Alisson e Jean Dias para colocar dois jogadores de velocidade, o Léo e o Andrew", observou. "O Andrew tinha entrado contra o Boa, hoje ajudou de novo na criação, inclusive no gol do Léo, da mesma forma a bola cruzada, as mudanças que conversamos na hora foram decisivas para aquele momento do jogo", detalhou.

As atuações dos laterais do Tigre contra o São Bento foram destacadas por Roberto Cavalo. "Muito importante. Foram decisivos, os dois muito bem, isso ajuda muito", afirmou, em relação a Victor Guilherme e Kaike, que tiveram participação direta em dois dos três gols do Criciúma. Outro jogador avaliado pelo técnico foi o atacante Michel, que já marcou dois gols nesta Série C e só não soma três pois perdeu um pênalti na estreia contra o Londrina. "Estamos treinando ele. Ele está sempre bem posicionado, fez gol. É normal o atleta dar uma saída quando está na frente de zagueiros de boa estatura. Se não dá uma saída, não faz gol", comentou Cavalo. "Ele teve algumas saídas mais no meio, mas dentro da área é um grande finalizador", sublinhou.

Se descuidou

O descuido sofrido pelo Criciúma, quando levou o empate do São Bento ainda no primeiro tempo, foi analisado pelo treinador tricolor. "Sem dúvida, de novo. Contra o Boa fizemos o gol cedo e na primeira bola parada tomamos gol de cabeça, foi o primeiro depois de oito jogos. Hoje de novo, ganhando da maneira como estávamos, um erro de saída de bola, que a gente treina. Tem que ser mais atento, ter mais foco nessa saída para não dar oportunidade como demos para o São Bento", ponderou. "Foi corrigido, foi cobrado, os jogadores corresponderam e fizemos 3 a 1", emendou.

Agora, o Tigre terá uma pausa de doze dias até enfrentar o Volta Redonda em 6 de setembro. "Se vocês lembrarem, quando jogamos contra o Joinville lá, no Catarinense, apareceu a pandemia. Queria jogar amanhã? A gente não sabe. Importa que estamos em momento bom, o ritmo ajuda muito, quando está jogando e vencendo. Se é bom, não sei, vamos ver na volta, se der resultado, é bom", lembrou.

É hora, segundo o técnico, de pés no chão. "Falamos com o grupo, pés no chão, não ganhamos nada, vamos jogo a jogo e trabalhar bastante", relatou.

Sofreu para fazer gols

E o Tigre sofreu para chegar ao segundo gol. "O sofrimento para o gol vai ser sempre, não tem nada fácil. Tem que ter paciência, equilíbrio, dinâmica, postura, fazer o que faz no treino. Como conversei no intervalo, o time está numa evolução muito boa", disse. Cavalo concordou que faltou atenção do Tigre na hora do gol do São Bento. "Faltou, um erro de saída nossa, tem qualidade do adversário, tem que ter respeito. Numa saída errada, erramos e eles aproveitaram e fizeram o gol, 1 a 1. Importante que tivemos equilíbrio e reagimos", reforçou.

Ainda sobre o gol do São Bento, ele surgiu de uma falha defensiva do Tigre, um balão do zagueiro Carlos Alexandre. "O balão tem hora que vira chance de gol. O zagueiro não é obrigado a sair jogando bonito toda hora. A gente trabalha posse de bola, mas tem hora que o chutão é viável", avaliou. "Às vezes um chutão direcionado você pega um companheiro para fazer gol. Chutão, às vezes, faz parte. Não deu, simplifica", ponderou.

Bem preparado

A preparação física do Criciúma também foi elogiada. "Eu vejo o Criciúma muito inteiro há muito tempo, não é de hoje. Alguns jogos decidiu também na parte física. Um DM vazio em termos de lesões. O time voltou correndo bem, andando bem", destacou. Cavalo comentou sobre a situação física do volante Foguinho, que se desgastou bastante nesta segunda-feira. "Hoje tivemos um pequeno desgaste. O Foguinho em todos os jogos está batendo quase 13 quilômetros, ele não se poupa, não usa o atalho. Na parte física estamos muito satisfeitos", falou.

Cavalo não quer projetar a necessidade de pontos para classificar à segunda fase da Série C. "Não, não. Já falei, nós estamos trabalhando jogo a jogo, estamos numa crescente, nos fortalecendo dentro do elenco, os jogadores estão entendendo, pegando coragem. O Jean Lucas chamou responsabilidade. É jogo a jogo, hoje foi importante a vitória, vamos nos preparar para a próxima partida. Não adianta matemática sem vencer", finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito