Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Casan fará "teste da fumaça" em Criciúma

Procedimento identifica irregularidades nas ligações à rede de esgoto
Por Redação Criciúma, SC, 23/01/2024 - 13:32 Atualizado em 23/01/2024 - 17:11
Fotos: Casan/Arquivo
Fotos: Casan/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para auxiliar na identificação de irregularidades nas ligações à rede de esgoto, o programa Trato por Criciúma, da Casan fará "testes de fumaça" nesta quarta-feira (24), a partir das 9h.

O trabalho será realizado nos bairros Centro e Próspera, na rua Rui Barbosa e na avenida Osvaldo Pinto da Veiga. Os testes são realizados com máquina de fumaça que é colocada no poço de visita, local que concentra os pontos geradores de esgoto de toda a rua. A máquina produz fumaça que não é tóxica para circular pela rede e sair pelos pontos conectados à tubulação.

"Se a fumaça aparecer em uma boca de lobo ou sair em ralos pluviais ou calhas do imóvel significa que existe alguma irregularidade na conexão que precisa ser consertada", explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Importância do teste de fumaça

As tubulações coletoras de esgoto e as de águas pluviais (da chuva) são duas redes diferentes e independentes. A primeira recolhe esgoto de pias, vasos sanitários, máquinas de lavar e chuveiros, entre outros equipamentos domésticos, e leva à Estação de Tratamento para sua devida depuração. A rede pluvial, ou de drenagem, recebe água de chuva, das calhas e da piscina e leva para um curso d'água (rio, córrego, lagoa).

"Despejar esgoto na rede pluvial é crime ambiental, levando o esgoto até os rios, lagoas ou ao mar. O inverso, água da pluvial dentro da rede de esgoto, também causa sérios danos: sobrecarrega o sistema, obstrui a tubulação e extravasa, além de comprometer o processo de depuração na Estação de Tratamento. Os testes de fumaça permitem a identificação desses problemas", destaca Neckel.

Em caso de identificação de irregularidades, o morador poderá receber um auto de infração da Casan. "Os proprietários dos imóveis que forem identificados problemas de conexão terão o prazo de 60 dias para adequação. Em caso de permanência da situação irregular será emitida notificação e a Companhia fará os encaminhamentos necessários", frisa o engenheiro.

Tags: casan

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito