Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Capacitação aborda sistema de informações sobre recursos hídricos

Estado promoveu encontro direcionado para técnicos de entidades executivas e comitês
Por Redação Itajaí, SC, 30/08/2019 - 20:28
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Gerência de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) promoveu uma capacitação, nos dias 27 e 28 de agosto, na Epagri em Itajaí, direcionada para técnicos de entidades executivas e membros de Comitês de Bacias de Santa Catarina, e tendo como foco o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos e o software de geoprocessamento Qgis. O intuito é possibilitar a realização de análise espacial e produção de mapas temáticos.

Participaram do curso representando o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, a presidente Carla Possamai Della, a técnica de recursos hídricos Rose Adami, e os membros Marcio Lopes e o Ricardo Garcia. O gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SDE, MSc. Geógrafo Vinicius T. Constante, conduziu a capacitação e abordou primeiramente o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

A tecnologia permite a gestão e análise e dados hidrológicos, visando orientar a regulação dos usos e planejamento de recursos hídricos. A Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável por administrar a plataforma. O acesso aos dados e as informações podem ser feitos por toda a sociedade.

O profissional da SDE também explanou sobre o QGIS, software livre e gratuito que apresenta ferramenta para realizar análise espacial e produção de mapas temáticos, sendo uma forma de gerenciamento de recursos hídricos. A capacitação foi finalizada com aplicação de conteúdos através de exercícios.

“O curso nos surpreendeu pela aplicabilidade do Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para nós que frequentemente encontramos apenas georeferências, a partir de agora conseguiremos unir informações e tabular dados com mais facilidade, isso aplicando nos mapas e nas diversas áreas de interesse”, finaliza a presidente do Comitê Urussanga.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito