A 24ª edição da Festa do Colono de Siderópolis já começou a movimentar o município. No sábado, dia 2, um cortejo pelas ruas centrais deu início às celebrações, com muita música e animação. As cantorias seguem nesta segunda (4) e vão até quarta-feira (6), passando por restaurantes e comércios ao longo da SC-446, no bairro Rio Fiorita, e também na SC-445, na Vila São Jorge.
O cortejo conta com a participação das cortes da festa, sanfoneiros, grupos da terceira idade e membros da Comissão Central Organizadora. A ação prepara a cidade para receber o evento principal, que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, na Piazza Nova Belluno.
"Há uma expectativa no comércio e nas pessoas, pois é um momento de alegria e animação que vivenciamos por meio da cantoria. Todos esperam nosso grupo com as lojas decoradas e servindo comidas típicas. É gratificante e emocionante ver a união e o empenho de todos", afirmou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Agenda das cantorias
· Segunda-feira (4/8): início às 8h30 no Restaurante do Jijo (SC-446), encerrando às 18h nas ruas Aladio Venturini, Sebastião Toledo dos Santos e arredores;
· Terça-feira (5/8): saída às 8h30 da Pizzaria Bella Itália (bairro Rio Fiorita) e encerramento às 18h na loja Foto Rocha (rua Caruso Mac Donald);
· Quarta-feira (6/8): início às 13h30 na Clínica DNA Vital (bairro Vila São Jorge), encerrando às 18h no mesmo bairro.
Entrada gratuita e ampla programação
Toda a programação da 24ª Festa do Colono é gratuita. Apesar de a Piazza Nova Belluno ser cercada, o acesso ao espaço e aos shows será livre para o público. "Estamos entrando no clima festivo com muita animação. Com certeza será mais um evento de sucesso", afirmou o vice-prefeito Rafael Frello.
Além das atrações culturais e musicais, a festa contará com uma Praça Gastronômica organizada por comunidades e entidades locais. No cardápio, estão pratos como pastel, batata frita, espetinhos, doces, hambúrgueres, entrevero, minestra, macarrão, nhoque e pratos à base de peixe.
A festa contará ainda com desfile cultural, olimpíadas rurais, atrações musicais, culturais e religiosas, além de três shows nacionais: na sexta-feira, dia 8, Armandinho; no sábado, dia 9, Bruna Viola; e no domingo, dia 10, Tchê Barbaridade.