Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câmara de Criciúma será notificada sobre perda de mandato de Dajori

Decisão do juiz Ricardo Della Giustina é para cumprir pena imposta pelo Tribunal de Justiça
Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 03/08/2018 - 07:30
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O processo de perda de mandato do vereador de Criciúma Moacir Dajori (PSDB) deu mais um passo. O juiz Renato Della Giustina, da 1ª Vara Criminal, determinou que o Legislativo fosse oficialmente notificado para que cumpra a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ). O comunicado poderá acontecer ainda hoje. Na decisão, Della Giustina leva em consideração a comunicação encaminhada acerca do acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça, que decidiu no sentido de: “não conhecer do recurso defensivo, conhecer e dar provimento ao recurso do Ministério Público e, de ofício, determinar o cumprimento imediato das penas restritivas de direitos e deperda de cargo”.

A decisão do magistrado também tomou conhecimento de um Habeas Corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em que a ministra Laurita Vaz, por liminar, suspendeu, apenas, a execução das penas restritivas de direitos antes do trânsito em julgado da condenação, ou seja, somente quando não houver mais recursos, e não em relação à perda de mandato.

“Desta forma, em cumprimento à decisão exarada junto à Apelação Criminal nº 0014707-16.2013.8.24.0020 no Tribunal de Justiça que determinou o cumprimento imediato da perda de cargo, aliada à decisão proferida no Habeas Corpus de n.º457.063 do Superior Tribunal de Justiça, que suspendeu tão somente à execução das penas restritivas de direitos, determino o oficiamento à Câmara dos Vereadores de Criciúma, bem assim à Justiça Eleitoral, acerca das respectivas decisões para as providências cabíveis quanto à perda do cargo em relação ao réu Moacir Dajori”, traz a decisão de Della Giustina.

Decisão de março

No mês de março, o Tribunal de Justiça determinou a execução imediata das penas impostas a Dajori, entre elas a perda do atual mandato. Em abril, o TJ confirmou a decisão e, desde então, aguarda-se que a Câmara receba a notificação. A partir deste momento, o vereador passou a ser condenado em segunda instância.

Atualmente, Dajori cumpre seu segundo mandato, sendo que foi reeleito em 2016. Porém, as condenações ainda se referem à eleição de 2012.

Condenação em 2016

O Tribunal de Justiça confirmou a sentença em primeira instância proferida em 2016 pela juíza da 1ª Vara Criminal de Criciúma, Paula Botke e Silva. O entendimento foi para condenar o vereador Moacir Dajori “ao cumprimento da pena privativa de liberdade de dois anos quatro meses e 24 dias de reclusão a ser cumprido inicialmente em regime aberto, além do pagamento da pena de multa equivalente a 12 dias multa cada qual no valor de 1/30 do salário mínimo vigente ao tempo do crime. Condeno-o, ainda, ao pagamento das custas processuais e à perda do mandato eletivo. Substituo a pena privativa de liberdade por duas penas restritivas de direitos, nos termos da fundamentação”, trouxe a sentença à época.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito