O calor intenso, noites abafadas e o aumento das condições para temporais isolados marcam o Natal dos catarinenses.
De acordo com o monitoramento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC), as tempestades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e chuva intensa, com maior atenção para o Oeste catarinense e as áreas litorâneas.
Véspera de Natal com instabilidades à tarde e à noite
Na véspera de Natal, quarta-feira (24), a combinação de calor e umidade favorece o desenvolvimento de temporais a partir do início da tarde no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, as instabilidades ganham força entre o fim da tarde e o início da noite. Há risco moderado a alto para alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica.
LEI MAIS SOBRE O COTIDIANO:
- Operação Estação Verão: PM amplia efetivo no Balneário Rincão
- Bolsa Atleta 2026 tem edital lançado em Santa Catarina
No amanhecer, os termômetros variam entre 22°C e 25°C no Litoral e entre 16°C e 18°C nas áreas mais altas. As temperaturas seguem elevadas ao longo do dia e, à tarde, as máximas chegam a 34°C a 38°C na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Com isso, o risco é moderado a alto para desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Natal com mudança rápida no tempo
Já no Natal, quinta-feira (25), o calor e a umidade, associados à atuação de uma área de baixa pressão e à passagem de uma frente fria, mantêm as condições para temporais. Apesar de o dia começar com tempo firme em grande parte do estado, o cenário pode mudar rapidamente ao longo da tarde, exigindo atenção. O risco permanece moderado a alto para alagamentos e enxurradas pontuais e moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Mesmo com a ocorrência de chuva, as temperaturas continuam altas. As mínimas seguem semelhantes às do dia anterior e, durante a tarde, são esperadas máximas próximas ou acima dos 30°C na maior parte do estado, com valores entre 34°C e 36°C no Médio Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
Recomendações da Defesa Civil
A recomendação da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina é acompanhar os avisos e alertas meteorológicos emitidos pelos canais oficiais. A orientação é evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, manter-se hidratado e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
Durante os temporais, a recomendação é buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados, evitar proximidade com árvores, placas, muros e postes de energia, além de jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Assista o comunicado da meteorologista Nicolle Reis: